Doutorado

Doutorado em Ciências Veterinárias

Apresentação

O Doutorado em Ciências Veterinárias na Universidade de Vassouras é fruto de um acordo entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ e a Universidade de Vassouras, constituindo um doutorado interinstitucional.

Os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo CNE/MEC para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa. Além disto, estes projetos de cooperação visam:

  • a) implementar a solidariedade acadêmica nos centros já consolidados de ensino e pesquisa, explorando-se e qualificando-se o seu potencial de propagação de conhecimento científico no País;
  • b) viabilizar a criação e o fortalecimento de pesquisa científica em temas concernentes a necessidades regionais;
  • c) possibilitar a redução de desigualdades regionais quanto à produção científica;
  • d) contribuir para o despertar de novas vocações para pesquisa nas Instituições receptoras.

 

O PPGCV tem como objetivo geral a formação e aperfeiçoamento de docentes, pesquisadores e profissionais na área do conhecimento das Ciências Veterinárias e suas subáreas afins, com uma visão inter e transdisciplinar. O alcance da transdisciplinaridade é um dos maiores desafios para o programa. Dessa forma, espera-se que os egressos do PPGCV sejam capazes de abordar um problema científico de forma inter- e transdisciplinar. Procura-se estimular uma nova compreensão da realidade, articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas oferecidas. Do ponto de vista humano é uma atitude empática de abertura ao outro e seu conhecimento. Para tanto, o programa busca desenvolver em seus discentes o espírito científico e de cooperação social, dentro de uma perspectiva crítica, na qual a pesquisa coincida com criar e emancipar.

Coordenação do PCI na Promotora:

 

Coordenação do PCI na Receptora:

Em atualização.

Em atualização.

Compartilhe
plugins premium WordPress