Doutorado

Doutorado em História

Apresentação

Duração: 4 anos

Os projetos de Mestrado e Doutorado Interinstitucional têm como objetivo permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação avaliados com nota igual ou superior a 5 e reconhecidos pelo CNE/MEC para, com base em formas bem estruturadas de parceria ou cooperação interinstitucional, viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa. Além disto, estes projetos de cooperação visam:

  • a) implementar a solidariedade acadêmica nos centros já consolidados de ensino e pesquisa, explorando-se e qualificando-se o seu potencial de propagação de conhecimento científico no País;
  • b) viabilizar a criação e o fortalecimento de pesquisa científica em temas concernentes a necessidades regionais;
  • c) possibilitar a redução de desigualdades regionais quanto à produção científica;
  • d) contribuir para o despertar de novas vocações para pesquisa nas Instituições receptoras.

 

Em funcionamento desde 1987 e com a área de concentração em Estudos Históricos Latino-Americanos, o Programa de Pós Graduação em História da Unisinos obteve, nas duas últimas avaliações trienais CAPES, a nota 5. Mantendo uma política constante de aprimoramento de seus quadros docentes e discentes, o programa tem 50% de seu quadro permanente dotado de Bolsas de Produtividade CNPq.

O PPG mantém a Revista História Unisinos (ISSN: 2236-1782), com avaliação A1 no Qualis Periódicos.

O foco do programa está na execução de pesquisas sobre a vocação transnacional , como fronteira, imigração, circulação de ideias, religiosidade e populações indígenas. Desta maneira, o programa procura estabelecer o diálogo e a interação entre pesquisadores do continente americano.

Coordenação do PCI na Promotora:

Coordenação do PCI na Receptora:

Edital (PDF)

Edital disponível no site da Unisinos (Doutorado Interinstitucional UV x UNISINOS).

Confira o valor da parcela para o Doutorado em História: 48 x de R$ 1.815,00.

Compartilhe
plugins premium WordPress