Pós-Graduação

Automação Industrial

Lato Sensu: Especialização
Modalidade de Ensino: Presencial
Unidade(s):Campus Vassouras (RJ)
Dias e Horários: Sábados, das 8 às 17h

Este curso destina-se a profissionais que possuem curso superior completo em Engenharia e áreas afins. Também é indicado para outros profissionais que atuam nos segmentos de Projetos, Serviços, Manufatura, Produção e Manutenção, desempenhando funções de gestão ou trabalhando diretamente com atividades relacionadas ao uso de Sistemas Automatizados. 

Aprimorar e atualizar os conhecimentos e competências dos participantes é o objetivo principal, proporcionando as habilidades necessárias para projetar, programar, implantar, operar, monitorar e manter sistemas automatizados industriais, assim como processos e sistemas de manufatura. O programa visa familiarizar os participantes com as técnicas, ferramentas e metodologias atuais de sistemas automatizados, buscando maximizar suas aplicações nas áreas de interesse. 

Outros aspectos incluem promover o intercâmbio de ideias, experiências, problemas e soluções entre professores, participantes e outros profissionais, visando o desenvolvimento de soluções impactantes. Além disso, busca-se proporcionar um aprimoramento profissional aos participantes, ampliando seus horizontes de atuação e capacitando-os para enfrentar os desafios em suas atividades. O curso também se propõe a fornecer aos participantes o conhecimento das ferramentas adequadas para o planejamento e organização de sistemas automatizados industriais. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3959978743157795 

O Prof. Alex Ferreira é Mestre em Ciências Ambientais com ênfase em estratificação de solos para aterramentos elétricos, graduado em Engenharia Elétrica e com formações adicionais em Pedagogia, Automação Industrial e Engenharia de Segurança do Trabalho. Com mais de duas décadas de experiência na ThyssenKrupp Fundições, atuou como engenheiro eletricista, especialista em automação e supervisor de manutenção automatizada. Atualmente é instrutor do SENAI/RJ e professor na Universidade de Vassouras, lecionando diversas disciplinas nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação. É Supervisor Pedagógico dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Automação Industrial na Universidade de Vassouras.  

Disciplina 

C/H       

Presencial    Remota 
Acionamentos EletrônicosI-Spft-startere Conversor de Frequência  32  32   
Acionamentos Eletrônicos II – Servoacionamento  24  24   
Controladores Lógico Programáveis – CLP  40  40   
Eletrônica de Potência  32  32   
Eletrônica Digital  32  32   
Eletropneumática e Eletrohidraúlica  32  32   
Gestão de Projetos  32  32   
Instrumentação Industrial  32  32   
Introdução à Pós-Graduação em Automação  08  08   
Metodologia Científica – Artigos  24  24   
Metodologia Científica-Publicações (antes: Projeto Final)  16  16   
Redes Industriais  24  24   
Sistemas Supervisórios Industriais – SCADA  40  40   
Carga horária total  380 h  380 h   

Investimento: 

16 x R$ 500,00
 *
*desconto de 30% para ex-aluno
Compartilhe
plugins premium WordPress