Núcleo Rondon

O “Projeto Rondon”

Trata-se de um projeto de integração social coordenado pelo ministério da Defesa em parceria com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação – MEC. A ação envolve atividades voluntárias de universitários e busca aproximar os estudantes da realidade do país, além de contribuir para o desenvolvimento de comunidades carentes.

A universidade participa, efetivamente, desde 2006, em um total de 28 operações no Projeto Rondon, com equipes que desenvolvem atividades em diversos Estados do Brasil.

O Governo Federal relançou o Projeto Rondon, em 2005, a fim de atender o pleito dos estudantes universitários do país interessados em contribuir para a solução de problemas sociais da população.

O Projeto Rondon tem por finalidade levar as Instituições de Ensino Superior e seus estudantes às regiões menos favorecidas do Brasil, de modo a dar-lhes a oportunidade de conhecerem as realidades locais, socializarem seus saberes e, na interação com as comunidades, elaborarem propostas e criarem soluções participativas, de modo a atenuar as deficiências estruturais locais, contribuir para o bem-estar dessas populações, e, simultaneamente, consolidar a formação dos universitários como cidadãos.

 

Universidade de Vassouras e o Projeto Rondon

Desde o convite feito as IES pelo Ministério da Defesa em 2005, com aplicação em janeiro de 2006, a Universidade de Vassouras vem participando do Projeto Rondon. Atualmente é uma das IES do país que mais participaram do Projeto Rondon, desde o seu retorno (2005).

A Universidade de Vassouras (antes Universidade Severino Sombra) iniciou suas atividades em Janeiro de 2006 no Projeto Rondon, no Município de Araguatins/TO, com ações de desenvolvimento sustentável e gestão pública. Desde então, a universidade participou de operações, nos municípios e Estados, conforme listagem abaixo:

  1. Julho/2017 – Operação Rondônia Cinquentenário, no Município de Cacaulândia, no Estado de Rondônia, com ações do Conjunto B;

 

O Núcleo Rondon

O Núcleo Rondon foi institucionalização por Portaria, fazendo parte da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desporto. O Núcleo Rondon é responsável por organizar a participação da Universidade de Vassouras nas operações do Projeto Rondon, tendo como objetivos: promover a divulgação do Projeto Rondon a nível institucional e local, estimulando e viabilizando a participação de professores e alunos nas atividades e operações do projeto e contribuir na elaboração das propostas de ações para serem encaminhadas ao Ministério da Defesa para participação da seleção das IES nas operações do Projeto Rondon.

Fotos da Operação Rondônia Cinquentenário e Operação Itacaiúnas, no Município de São Domingos do Araguaia:

 
plugins premium WordPress