Graduação - Campus Maricá

Pedagogia

Em atualização.

Em atualização.

Coordenação

Marcia Sena Barbosa Monsores Ribeiro

Mestre em Ciências Ambientais, Especialista em Gestão Escolar e suas Tecnologias, Especialista em Psicopedagogia e Graduação em Pedagogia. Atua como Coordenadora do Curso de Pedagogia no campus Maricá e Coordenadora do NEABI – Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas nas mantidas da FUSVE. Membro das seguintes comissões institucionais da Univassouras: Colegiado de Extensão Universitária, Comitê de Ética Institucional; Comissão de Acessibilidade e do Grupo de Trabalho em Educação Inclusiva. Possui experiência na área de gestão de educação no ensino superior, com ênfase em Planejamento e Gestão Educacional, entre eles Secretaria das Coordenações de Ensino, Secretaria Acadêmica de Graduação e Processo Seletivo. Coordenou o processo de implantação do curso de Pedagogia na FAMIPE – Faculdade de Miguel Pereira/RJ. Atuou como Assessora Pedagógica da Procuradoria Institucional da Fundação Educacional Severino Sombra (FUSVE) obtendo conhecimento e prática no âmbito da avaliação e da regulação do ensino superior.

Fale com a Coordenadora:

[email protected]

Telefone: (21) 3731-2977

Da Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

CONTATOS:

Horário de Funcionamento do Setor:

Segunda a sexta-feira – 8h às 12:30 / 14h às 18h

E-mail: [email protected]

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessária a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Obs.: Clique na barra do estágio para visualizar os respectivos formulários.

O Laboratório de Práticas Pedagógicas do curso de Pedagogia da Univassouras constitui-se em um espaço voltado para o fazer, o refazer e o repensar a prática pedagógica. Sua função primordial é ser um ambiente de ensino, pesquisa e extensão na realização de projetos, construção de material didático e de propostas inovadoras.

As aulas práticas no laboratório são fundamentais para desenvolver e estimular o raciocínio dos alunos durante as aulas. Por isso, as instalações são modernas e bem equipadas, para garantir o melhor aprendizado possível. Além de fortalecer os conhecimentos, é desenvolvida a autonomia pedagógica e o protagonismo do nosso aluno perante o seu aprendizado.

A Brinquedoteca é utilizada como Laboratório em algumas disciplinas do curso, como Fundamentos, Metodologias e Práticas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de pensar propostas e refletir sobre o que fundamenta estas propostas (reflexão teórico-prática) dentro de temas como: relação entre o cuidar e o educar.

Durante as brincadeiras, os alunos do curso de Pedagogia observam as crianças da Escola Básica que utilizam também esse espaço e ajudam a desenvolver a autonomia, identidade e criatividade. Além disso, os brinquedos, jogos e atividades de uma brinquedoteca – permitem que as crianças desenvolvam seus sentidos, motricidade, memória, sociabilidade e outros valores ou bens relacionais.

Nesse sentido, podemos ressaltar a   Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que afirma que o brincar se torna fundamental, tanto para o aprendizado, como para o desenvolvimento da criança como um todo. Na brincadeira, a criança aprende de forma prazerosa, através da socialização com outras crianças e adultos e na participação de diversas experiências lúdicas.

Venha você também para o curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras – a segunda melhor Universidade Privada do Rio de Janeiro.

Autorização de Curso: Portaria MEC/SERES nº. 1243, de 11/11/2021, DOU 12/11/2021.

Compartilhe
plugins premium WordPress