Graduação - Campus Maricá

Serviço Social

Os assistente sociais tem como espaços socioocupacionais as instituições públicas, tais como Secretarias Municipais e Secretarias Estaduais, Ministérios, Governo Estadual, Prefeituras Tribunais de Justiça, Marinha, Exército e Areonáutica,

Empresas Privadas na area de Responsabilidade Social e Ambiental, Gestão de Recursos Humanos.

Hospitais, Unidades de Saúde, Escolas, Creches, Centro de Defesa de Direitos Humanos, Conselho de Direitos Humanos, Movimentos Sociais, Organizações Sociais de Interesse Publico, Fundações, Universidades Públicas e Privadas, Autarquias, Refugiados, Centro de Referência de Assistência Social ( CRAS), Centro de Referencia Especializado em Assistência Social ( CREAS), Centro de Atendimento a População de Rua, Unidade de Acolhimento, Organizações internacionais de Defesa de Direitos Humanos.

A assistentes sociais participam e desenvolvem trabalhos com equipe multiprofissional junto como outras profissões: a psicologia, da educação, da enfermagem, do direito, dentre outras.

  • Desenvolver a formação da competência teórico-metodológica, ético-política, técnico-operativa, crítica e propositiva de análise e identificação das demandas – consolidadas e emergentes – e respostas ao enfrentamento das expressões da questão social presentes na sociedade contemporânea ao formular, elaborar, executar e avaliar políticas, programas e projetos sociais;
  • Propiciar uma compreensão do significado social da profissão e de seu desenvolvimento social e histórico nos cenários internacional e nacional e sua relevância para contribuir com o desenvolvimento social e humano.

A formação profissional de deverá desenvolver a competência critica, criativa e propositiva, teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política, dotando os estudantes de habilidades como versatilidade, iniciativa, liderança, capacidade de negociação, resolução e argumentação, habilitado para o trabalho interdisciplinar, para atuar em diversos campos, profissionais habilitados a:

  • Formular, implementar, executar, acompanhar e avaliar políticas, programas e projetos na área social pública e privada;
  • Assessorar e prestar consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas, movimentos sociais, conselhos gestores em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
  • Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
  • Desenvolver e realizar pesquisas que subsidiem formulação de políticas sociais e ações profissionais;
  • Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
  • Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social;
  • – Gerenciar e supervisionar o exercício profissional do assistente social em entidades públicas e privadas na matéria de políticas sociais.

O Bacharel em Serviço Social ou Assistente Social formado é um profissional capaz de atuar nas diversas expressões da questão social, com habilidade de formular, elaborar, programar, executar e avaliar as propostas de intervenção para promoção e exercício pleno da cidadania. Portanto, opera no campo da gestão e avaliação de políticas sociais, com competência de análise crítica e propositiva nos diversos espaços institucionais.

Profissional generalista que analisa, compreende a dinâmica social e as dificuldades individuais, grupais e comunitárias, mobiliza potencias políticos e institucionais e articula um conjunto de serviços públicos e privados, capaz de responder as demandas sócio-históricas dos usuários dos serviços sociais, respeitando e comprometendo-se com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social e Lei de Regulamentação da Profissão de Serviço Social Lei de Regulamentação da Profissão, a Lei 8.662, de 7 de junho de 1993. Desta forma, os egressos estarão aptos para:

  • Formular e executar políticas sociais em órgãos da administração pública, empresas e organizações da sociedade civil;
  • Elaborar, executar e avaliar planos, programas e projetos na área social;
  • Contribuir para viabilizar a participação dos usuários nas decisões institucionais;
  • Planejar, organizar e administrar benefícios e serviços sociais;
  • Realizar pesquisas que subsidiem a formulação de políticas e ações profissionais;
  • Prestar assessoria e consultoria a órgãos da administração pública, empresas privadas e movimentos sociais em matéria relacionada às políticas sociais e à garantia dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade;
  • Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos;
  • Realizar estudos socioeconómico para identificação de demandas e necessidades sociais;
  • Realizar visitas, perícias técnicas, laudos, informações e pareceres sobre matéria de Serviço Social;
  • Exercer funções de direção em organizações públicas e privadas na área de Serviço Social;
  • Supervisionar diretamente estagiários de Serviço Social;
  • Integrar equipes interdisciplinares nos diferentes espaços sócio ocupacionais na gestão, elaboração, execução de políticas e projetos sociais.

Altineia Maria Neves

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestrado e doutorado em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atualmente é Professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade de Vassouras – Campus de Maricá/RJ (FUSVE, Brasil). Foi professora substituta de 2016.2 a 2018.1 na FSS-UNIRIO; Professora do CSS/UVA de 2014-2021; Professora do CSS/UCB atuando na Graduação de 2012-2014 e na Pós-Graduação desde 2016. Como assistente social trabalhou no campo sociojurídico e na política de assistência social, tendo experiência nas áreas de Educação e Serviço Social. Dedica-se ao ensino, à extensão e à pesquisa dos seguintes temas: Trabalho, Serviço Social, Política Social, “Questão Social” e Grandes Projetos de Desenvolvimento com ênfase no COMPERJ na Região Leste Fluminense/RJ.

Compartilhe
plugins premium WordPress