×
Engenharia Química
Menu

Sobre o Curso

O curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras é nota 4 no MEC (escala de 1 a 5).

O curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras tem por objetivo formar o profissional com conhecimentos necessários para o exercício amplo e completo de sua profissão, fornecendo condições para que os mesmos possam adquirir competências e habilidades gerais. A matriz curricular ora proposta forma profissionais aptos a atuar no desenvolvimento de processos, mediante operações unitárias, para a produção de diversos produtos em escala industrial. Projetar, supervisionar, elaborar e coordenar processos industriais; identificar, formular e resolver problemas de engenharia relacionados à indústria química; supervisionar a manutenção e operação de sistemas. Desenvolver tecnologias limpas, processos de reciclagem e de aproveitamento dos resíduos da indústria química que contribuirão para a redução do impacto ambiental. Coordenar e supervisionar equipes de trabalho, realizar estudos de viabilidade técnico-econômica, executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos.

Disciplinas do curso de Engenharia Química são ministradas com o uso de softwares de Simulação de Processos. O investimento no recurso computacional é vantajoso, visto que é uma ferramenta prática que facilita o ensino didático, motiva e desperta o interesse dos alunos, além de contribuir na formação dos futuros engenheiros químicos. O curso de Engenharia Química da Universidade de Vassouras tem a licença do simulador de processos ProSimPlus.

Duração

Duração: 10 períodos (5 anos).

Turno:

Turno: noturno.

Mercado de Trabalho:

Esta é mais uma profissão que se beneficia da exploração do petróleo do pré-sal. Além do setor de petróleo, algumas frentes de trabalho tradicionais se mantêm estáveis, como a indústria de polímeros e de tintas e vernizes. Mas a grande novidade para o engenheiro químico é o segmento farmacêutico e de cosméticos, nos quais o profissional é chamado para pesquisar e desenvolver novos produtos. Na área ambiental, começam a surgir vagas no tratamento de resíduos e em energia de fontes renováveis. Os polos industriais dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo reúnem os principais empregadores. O crescimento da produção mineral, a instalação de uma refinaria em Pernambuco e do estaleiro Enseada do Paraguaçu, na Bahia, abrem boas perspectivas para a região Nordeste. Fonte: Guia do Estudante - Abril Editora

Cervejaria Escola

A Cervejaria Escola, além de servir ao curso com atividades práticas nas áreas de fermentações industriais, Processos Industriais e Operações Unitárias, atenderá a demanda de Cursos Livres, Pós-Graduação e Mestrado.

A planta é composta pelo moinho de rolos, uma brassagem e 2 tanques de fermentação de aço inox de 200 litros de capacidade cada um. A brassagem é composta por 3 tanques de aço inox que são apoiados em uma base também de aço inox e ligados por tubulações, bombas e um trocador de calor que permitem a fabricação de 70 litros de mosto por batelada com uma operação didática e simples para os alunos. A planta pode operar com uma produção máxima de 400 litros por mês e nela é possível fabricar qualquer estilo de cerveja, trazendo uma grande flexibilidade e oportunidades de aprendizagem.

Grade do Curso e Horário

Bolsas de Estudo

- Edital de Bolsa Filantrópica 2018.2

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos - FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

Central de Estágios

Espaço do estagiário: da Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessário a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Projeto Pedagógico

Em atualização.

Matriz Curricular

- Matriz Curricular

Coordenação

Miguel Rascado Fraguas Neto

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1993) e mestrado em Química pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997). Atualmente coordena cursos de graduação e é professor titular da Universidade Severino Sombra. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: segurança em química, descritores moleculares, acronicina, modelagem molecular e fitoquímica. Atua como Pró-Reitor de Ciências Tecnológicas e Sociais Aplicadas na Universidade de Vassouras.

Fale com o Coordenador

  • coord.engquim@universidadedevassouras.edu.br
  • (24) 2471-8313

Avaliação do MEC

Aprovada pela Portaria Consu 15/2012 de 18/10/2012.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Cursos Cidade Avaliação do MEC
Engenharia Química Vassouras Nota 4 (escala de 1 a 5)

Mensalidade

Mão escrevendo em um papel branco com um lápis
Mensalidade
  • Parcela Mensal de R$ 1.034,00 / Ingressantes em 2019.2.
  • Vencimento dia 08*.

Cadastre-se em nossa newsletter e receba novidades!