Graduação

Enfermagem

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos – FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

A Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Contatos

Horário de Funcionamento do Setor

Segunda a sexta-feira – 8h às 12:30 / 14h às 18h

Contato

Professor Supervisor de Estágio

  • Prof. Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves
  • Telefone: (24) 99247-1829
  • E-mail: [email protected]

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessário a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Em atendimento ao Art. 7º das DCNs de 2001, o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) do curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras são unidades temáticas desenvolvidas no 9º e 10º períodos do Curso de Enfermagem, nas áreas de Atenção Básica em Saúde, Secundária e Terciária, supervisionada pelo professor/orientador e preceptores/supervisores da rede conveniada, com carga horária total de 800 horas – 20% da carga horária do Curso, distribuídas em 400 horas em áreas de baixa complexidade (atenção primária em saúde) e 400 horas em média e alta complexidade (área hospitalar).

O estágio supervisionado compõe obrigatoriamente o currículo do Curso de Enfermagem e objetiva a integração do ensino teórico com a prática diária do enfermeiro, visando à aquisição de experiências, nas diversas áreas de atuação desse profissional, estimulando-o em três pilares de atuação, assistência, ensino e pesquisa científica. Tendo como objetivo, proporcionar ao acadêmico de Enfermagem aplicação da teoria na prática no processo assistencial, requeridos para o exercício das competências e habilidades específicas definidas no Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras, formando profissionais competentes técnica, ética e política para atuar na realidade da saúde local e regional, em todos os níveis de atenção.

Lília Marques Simões Rodrigues

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Severino Sombra – USS (1991), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (1994), MBA em Administração Hospitalar (2005) pela USS e Mestrado em Enfermagem pelo Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial – MPEA pela UFF-Niterói (2012). Atuou como Enfermeira de Terapia Intensiva na UTI do Hospital Universitário Sul Fluminense, de julho de 1991 a maio de 2012. Atualmente é professora Titular da Universidade Severino Sombra-USS, no Curso de Enfermagem e Medicina e Coordenadora do Curso de Enfermagem. Coordenou o Pró-Saúde I: Enfermagem. Membro do Grupo de Pesquisa do Curso de Enfermagem da USS “Atenção à saúde nos diferentes níveis de assistência e do Grupo de Pesquisa “Biomorfologia e Patologia Experimental”. Faz parte do Núcleo de Pesquisa – “Núcleo de Estudos Educação e, Imaginário e Cuidado em Saúde e Enfermagem, da Escola de Enfermagem Aurora Afonso Costa – UFF/Niterói”. Membro do Conselho Eleitor da Fundação Educacional Severino Sombra desde 1998 e Membro do CONSU/CONSEP da USS. Preside o Núcleo Docente Estruturante – NDE, NUPEEn – Núcleo de Orientação Pedagógica em Educação Enfermagem e o Colegiado do Curso de Enfermagem da USS. Coordena a atualização do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem da USS. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em formação de Recursos Humanos em Saúde, Gerenciamento dos Serviços de Enfermagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em enfermagem, cuidado de enfermagem e avaliação de serviços de saúde.

Fale com o Coordenador

Conheça mais na página dos Laboratórios.

Projeto de Intervenção em Saúde na Comunidade Independetente das Desigualdades: Viver bem, Viver Melhor

Ciente de sua responsabilidade social o Curso de Enfermagem desenvolve o “PROJETO DE INTERVENÇÃO EM SAÚDE NA COMUNIDADE INDEPENDENTE DAS DESIGUALDADES: VIVER BEM, VIVER MELHOR”, Coordenado pelo Profº Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves, que acontece nas comunidades do Bairro Matadouro e Conjunto Habitacional São Francisco de Assis em parceria com a Unidade Estratégia da Saúde Família José Ferreira de Souza Carvalheira, no município de Vassouras. Aliada a isso, atividades educativas de promoção e prevenção à saúde nas escolas municipais e estaduais do município de Vassouras para crianças, adolescentes, adultos jovens e idosos (Escola de Jovens e Adultos – EJA). Objetivo: inserir na comunidade os estudantes de graduação de enfermagem, através da Unidade Saúde da Família; aplicar e desenvolver ações de promoção, prevenção e proteção à saúde na multidisciplinariedade no seu contexto social; contribuir na formação de um cidadão imbuído de valores éticos que, com competência técnica, científica e humana possa atuar no contexto social de forma crítica, transformadora e solidária; produzir e disseminar conhecimentos de Enfermagem numa perspectiva crítica, humanística e transformadora, qualificando a prática profissional.

No Curso de Enfermagem da Universidade de Vassouras há uma preocupação com as situações que se apresentem ao estudante como angustiantes e/ou estressantes durante a sua formação.

Assim, a Instituição disponibiliza apoio psicopedagógico para o enfrentamento das diversas dificuldades com as quais o estudante possa se deparar ao longo da graduação, com destaque para aquele oferecido pelo:

– Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPp

O NAPp é o primeiro local de acolhimento ao estudante com dificuldades no seu dia-a-dia. Conta com psicólogos para realização de atendimentos individualizados capazes de identificar as dificuldades encontradas pelo estudante – seja no processo de aprendizagem ou no convívio social – e auxiliá-lo na superação.

  • Setor: Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp)
  • Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
  • Telefone: (24) 2471-8326
  • Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 12 horas e de 13:00 às 22 horas.

– Serviço Escola de Psicologia – SEP

Com a finalidade de atender à demanda psicossocial, o SEP disponibiliza apoio psicológico de modo a atuar sobre os fatores que interferem no desenvolvimento afetivo-emocional que ocasionem dificuldades no processo de aprendizagem ou no relacionamento interpessoal dos estudantes.

Disponibiliza ajuda psicológica na busca de solução para problemas de ordem familiar, de relacionamento afetivo-sexual, de escolha profissional, de ordem pessoal (conflitos neuróticos e depressão) e para problemas relacionados à ética e valores.

O baixo rendimento escolar pode indicar que o estudante traz consigo, além das dificuldades de aprendizagem, outras oriundas de necessidades e problemas pessoais que, quando não solucionadas, podem se agravar. O comprometimento do seu desempenho escolar pode resultar da inadequação de suas respostas aos estímulos do ambiente e do processo educativo. Além disso, pode ocorrer a dificuldade de compreensão de tais problemas pelos professores.

O acesso ao SEP se faz por demanda livre do estudante ou por seu encaminhamento pelo NUPEEn, NAPp ou pela Coordenação do Curso.

  • Setor: Serviço Escola de Psicologia (SEP)
  • Endereço: Rua Maia da Silveira Gomes, nº. 169. Bairro Madruga
  • Telefone: (24) 2471-8218
  • Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 19 horas

– Núcleo Pedagógico de Orientação da Educação em Enfermagem – NUPEEn

O NUPEEn, auxilia os discentes a enfrentarem as dificuldades inerentes à construção do conhecimento no processo ensino aprendizagem, ajudando-os na superação do insucesso escolar. No apoio aos discentes, compete a este núcleo:

  • Realizar atendimento individual dos discentes com dificuldades pedagógicas, considerando as áreas temáticas de cada membro do NUPEEn, por demanda livre do discente ou por encaminhamento pela Coordenação do Curso;
  • Contribuir para o desenvolvimento e processo de adaptação dos discentes, em uma intervenção integradora dos aspectos emocionais e pedagógicos;
  • Acompanhar as atividades de nivelamento;
  • Acompanhar os resultados dos processos de avaliação de aprendizagem;
  • Coordenar a Assistência Pedagógica Domiciliar, nos casos amparados por lei e que estejam de acordo com o Regimento da Universidade de Vassouras;
  • Idealizar ações para incluir discentes com necessidades educacionais especiais, em parceria com o Grupo de Trabalho em Educação Inclusiva.
  • Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
  • Telefone: (24) 2471-8314
  • Local: Bloco 8 Térreo- Na Pró- Reitoria de Saúde
  • Docentes e Horários de Atendimento:
DIA DA SEMANA DOCENTE HORÁRIO DE ATENDIMENTO
2ªf Jannaína Sther Leite Godinho
Lília Marques Simões Rodrigues
Das 16h00min às 17h00min
Das 20h30min às 21h30min
3ªf Manoela Alves
Lília Marques Simões Rodrigues
Das 16h00min as 17h00min
Das 20h30min às 21h30min
4ªf Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves Das 16h00min as 17h00min
5ªf Margarida Donato dos Santos
Eduardo Trajano
Das 13h00min às 14h30min
Das 17h00min as 18h00min
6ªf Mônica de Almeida Carreiro
Geisa Sereno Velloso
Das 10h00min às 11h00min
Das 11h00min às 12h00min

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é o órgão consultivo, propositivo, de assessoramento de natureza pedagógica, integrando a estrutura de gestão acadêmica do curso. É corresponsável pela concepção, acompanhamento, implementação, atualização, consolidação e avaliação do Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem (PPC). A sua constituição segue as orientações do Ministério de Educação (MEC/INEP). Os docentes que compõem o NDE possuem titulação acadêmica obtida em programas de Pós-graduação Stricto sensu.

São atribuições do NDE do Curso de Enfermagem: Elaborar o Projeto Pedagógico do Curso definindo sua concepção e fundamentos; Avaliar constantemente a implantação do PPC , Estabelecer o perfil profissional do egresso do curso; Acompanhar se o perfil estabelecido está sendo alcançado;Atualizar periodicamente o projeto pedagógico do curso; Conduzir os trabalhos de reestruturação curricular, para aprovação no Colegiado de Curso, sempre que necessário; Supervisionar as formas de avaliação e acompanhamento do curso definidas pelo Colegiado de Curso; Promover capacitação para o Corpo Docente e Preceptores, garantindo atualização nas inovações nas metodologias de ensino; Avaliar e orientar a atualização das referências bibliográficas das disciplinas realizadas pelos docentes; Estabelecer o Plano de Melhorias de acordo com o resultado da avaliação Institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação; Analisar os Planos de Ensino dos componentes curriculares; Promover a integração horizontal e vertical do curso, respeitando os eixos estabelecidos pelo projeto pedagógico; Acompanhar as atividades do corpo docente, recomendando ao Colegiado de Curso a abertura de processo seletivo para contratação ou substituição de docentes, quando necessário.

Composição do Núcleo Docente Estruturante

  • Profa. Me. Lilia Marques Simões Rodrigues-Coordenadora do Curso;
  • Prof. Dr. Eduardo Tavares Lima Trajano;
  • Profa. Dra. Marilei de Melo Tavares;
  • Profa. Dra. Margarida Maria Donato dos Santos;
  • Profa. Dra. Mônica de Almeida Carreiro;
  • Prof. Me. Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves.

Protocolo: 201503835 / Código MEC: 1400322 / Código da Avaliação: 132898

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Curso Cidade Avaliação do MEC
Enfermagem Vassouras Nota 5 (2018) Escala de 1 a 5

Renovação de Reconheimento: DOU ISSN 1677-7042 Nº 37, 21 de fevereiro de 2019: PORTARIA Nº 87, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2019

Alteração do Número de Vagas: Portaria Reitoria No. 012, de 20 de fevereiro de 2019 e processo eMec  No. 201902889: 135 vagas, foi oncluído com aprovação em 14 de março de 2019.

Avalie seu curso pelo link: Clique Aqui!

Aos ilustríssimos ex-alunos (as) do curso de Enfermagem, favor responder o questionário.

Mensalidades: 

R$ 1.100,00*

* Valores para ingressante em 2024.1

Compartilhe
plugins premium WordPress