Graduação

Engenharia de Software

1) A Universidade de Vassouras é a única instituição que oferece a formação de Bacharelado em Engenharia de Software com nota 5 (NOTA MÁXIMA) no MEC na região Sul Fluminense.

2) Estude em laboratórios de informática modernos e equipados com recursos de ponta, como lousas digitais, softwares específicos para engenharia e dispositivos que atendem às necessidades especiais. Você terá tudo o que precisa para se destacar na área de desenvolvimento de software.

3) A Univassouras está comprometida em oferecer a melhor experiência de aprendizado possível. Por isso, todas as salas de aula são equipadas com lousas digitais, garantindo um ambiente moderno e interativo para seus estudos.

4) Conte com o melhor time de professores para guiá-lo durante o curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Univassouras. Mais de 90% do corpo docente é formado por mestres e doutores graduados nas principais universidades do país, trazendo ampla experiência profissional e docente para a sala de aula.

5) O curso de Bacharelado em Engenharia de Software da Univassouras não se limita apenas às aulas. Ele também é comprometido em ajudar seus alunos a encontrar oportunidades de estágio e emprego. Por isso, a Central de Carreiras, Oportunidades e Estágios busca ativamente parcerias com empresas locais e estaduais para oferecer uma ampla variedade de oportunidades.

6) A Univassouras oferece aos seus alunos um Programa de Mentoria em Carreira por meio da Central de Carreiras, Oportunidades e Estágios (CCOE). Trata-se de um programa altamente prático e objetivo, em que os alunos são orientados por professores profissionais e atuantes no mercado.

7) Na Univassouras, você será estimulado a pensar fora da caixa e a trabalhar em projetos inovadores. O curso de Bacharelado em Engenharia de Software tem uma forte presença na pesquisa e extensão, além de oferecer diversos eventos, como visitas técnicas a empresas, o Desafio das Engenharias e o Engenharia na Prática. Tudo para oferecer uma formação completa e abrangente.

8) Aqui, na Univassouras, você não será apenas um espectador passivo das aulas. Desde o início do curso de Bacharelado em Engenharia de Software, você será incentivado a colocar as mãos na massa, trabalhando em projetos reais que vão ajudá-lo a aprender na prática. Assim, você terá a oportunidade de aliar teoria e prática, se tornando um profissional completo e preparado para o mercado de trabalho.

1. Alta demanda: o mercado de trabalho para engenheiros de software é altamente demandado em diversas áreas, como empresas de tecnologia, startups, indústria de jogos e serviços financeiros, entre outros setores.

2. Salários atrativos: os engenheiros de software geralmente recebem salários bastante competitivos, uma vez que são considerados profissionais essenciais para o desenvolvimento e a inovação tecnológica.

3. Constante atualização: o mercado de software é altamente dinâmico e, portanto, requer que os engenheiros de software estejam sempre atualizados em relação às últimas tecnologias e tendências do mercado.

4. Diversidade de áreas de atuação: a Engenharia de Software é uma área ampla, e os engenheiros de software podem trabalhar em diversas áreas, tais como desenvolvimento de aplicativos móveis, desenvolvimento web, games, inteligência artificial, ciência de dados, entre outras.

5. Possibilidade de trabalho remoto: como o trabalho de engenharia de software pode ser feito remotamente, muitas empresas oferecem aos seus funcionários a possibilidade de trabalhar de casa ou de outros locais fora do escritório, tornando a profissão bastante flexível em relação ao local de trabalho.

O curso é uma escolha única na região Sul Fluminense, proporcionando uma experiência acadêmica diferenciada. Contamos com um corpo docente altamente qualificado, onde 90% dos professores possuem mestrado e doutorado, além de vasta experiência em ensino e atuação profissional. Adicionalmente, a Univassouras apresenta uma infraestrutura de excelência para o ensino, pesquisa e extensão, oferecendo suporte adequado para os nossos estudantes. Acima de tudo, nosso compromisso é formar profissionais éticos, inovadores e altamente capacitados para atender as demandas do mercado de trabalho.

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos – FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

A Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Contatos

Horário de Funcionamento do Setor

Segunda a sexta-feira – 8h às 12h / 13h:10 min às 18h

Contato

Professor Supervisor de Estágio

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessário a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Com uma ampla trajetória acadêmica, o professor Carlos Vitor de Alencar Carvalho é graduado em Engenharia Civil, com mestrado e doutorado pela PUC-Rio, além de pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo, ele também possui especializações em Engenharia de Segurança do Trabalho, Gerenciamento de Projetos, e Big Data e Ciência de Dados, além de uma extensão universitária em Competitive Project Management na State University of New York.

Com mais de 25 anos de experiência em desenvolvimento e gestão de projetos e programação em linguagens como Fortran, C, Java e Python, ele atua como professor da Univassouras desde 2000, lecionando diversas disciplinas nos cursos de Engenharias. Sua atuação é multidisciplinar, com forte atuação em projetos e desenvolvimento de pesquisas, principalmente nas áreas de simulação numérica, computação gráfica aplicada, sistemas multimídia e software educacional.

Além disso, ele é consultor ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESPA, FAPERO e FACEPE, e foi Bolsista de Produtividade Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq por 12 anos. Com vasta experiência em desenvolvimento e gestão de projetos, o professor Carlos Vitor já coordenou diversos cursos na Univassouras, como Sistemas de Informação, Mestrado Profissional em Educação Matemática e o curso de Engenharia Civil.

Atualmente, além de ser Coordenador do Curso de Engenharia de Software da Univassouras, é membro do Colegiado do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do NDE dos cursos de Engenharia de Software e Engenharia Civil, bem como supervisor da pós-graduação Lato Sensu em Gestão e Cálculo de Projetos de Engenharia de Estruturas. É também avaliador do INEP/MEC de cursos de graduação do SINAES, para os atos autorizativos de reconhecimento, autorização e renovação de reconhecimento.

Nota máxima 5 (em uma escala de 1 a 5).

 

Investir na formação do cidadão comum como agente transformador da sociedade pode ser o ponto de partida para a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes da cidade de Vassouras / RJ, Maricá / RJ e região. Acreditando nessa possibilidade, o curso de Engenharia de Software da Universidade de Vassouras, através de seus alunos e corpo docente, trabalha em uma constante busca para desenvolver as competências necessárias para sobrevivência no mundo digital. Pensando nos que não têm acesso aos bens e à habilidade requeridos na era digital, o curso de Engenharia de Software apresenta o Projeto “Eu, Cidadão Digital” tendo como ponto de partida à inclusão digital. Entende-se que essa inclusão é a democratização do acesso a tecnologias da informação e do conhecimento, com objetivo de permitir a introdução de todos que participam da sociedade na era digital.

Tendo a informática como uma ferramenta imprescindível ao trabalho, à comunicação e ao próprio modo de vida nos dias atuais, dominá-la resulta em uma inserção social mais ampla para o cidadão. Por isso, o foco desse projeto é executar ações que visam ampliar o acesso dos cidadãos mais carentes ao mundo digital e que possibilitem esta clientela conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. A Inclusão digital é um instrumento poderoso para a inserção social e construção da inteligência coletiva.

O objetivo principal desde projeto é oferecer ao cidadão a oportunidade de conhecer, aprender e ser inserido no mundo digital. Tudo isso, através da oferta de cursos de informática, gratuitos, feita por alunos do curso de Engenharia de Software, onde voluntariamente cedem uma hora por semana para a realização desta atividade nos laboratórios de Informática da Universidade de Vassouras. A proposta é inserir e oportunizar aos participantes o acesso gratuito e de qualidade a um conhecimento tão importante para os dias atuais, a Informática, promovendo assim, a inclusão digital destes “novos cidadãos”.

Esse projeto é fruto de uma parceria incrível com a Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desportos.

A divulgação das novas turmas do projeto é feita pela secretaria da Extensão e pelas redes sociais do curso de Engenharia de Software.

Fique por dentro!

Facebook: https://www.facebook.com/Engenharia-de-Software-Universidade-de-Vassouras-2310247332336211

Instagram: @eng.software_vassouras

 

Vídeo do Projeto

 

Galeria

 

 

Mensalidades: 

R$ 870,00*

* Valores para ingressante em 2024.1

Compartilhe
plugins premium WordPress