Graduação

Engenharia Elétrica

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos – FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE.

A Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Contatos

Horário de Funcionamento do Setor

Segunda a sexta-feira – 8h às 12:30 / 14h às 18h

Contato

Professor Supervisor de Estágio

  • Prof. Cláudio Bonfante de Oliveira
  • Telefone: (24) 9 8814-3047
  • E-mail: [email protected]

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessário a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Coordenador

Prof. Enilson Salino Braga

Fale com o Coordenador

Plano de Ação

Plano de Ação (PDF)

Renovação de Reconhecimento de Curso Portaria DIREG/MEC nº 286 de 21/12/2012 DOU 27/12/2012.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Cursos Cidade Avaliação do MEC
Engenharia Elétrica Vassouras 5 (2018) Escala de 1 a 5

Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPp

O NAPp é o primeiro local de acolhimento ao estudante com dificuldades no seu dia-a-dia. Conta com psicólogos para realização de atendimentos individualizados capazes de identificar as dificuldades encontradas pelo estudante – seja no processo de aprendizagem ou no convívio social – e auxiliá-lo na superação.

  • Setor: Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp)
  • Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
  • Telefone: (24) 2471-8326
  • Horário: 2a. a 6a. feira, de 8:00 às 12 horas e de 13:00 às 22 horas.

Serviço Escola de Psicologia – SEP

Com a finalidade de atender à demanda psicossocial, o SEP disponibiliza apoio psicológico de modo a atuar sobre os fatores que interferem no desenvolvimento afetivo-emocional que ocasionem dificuldades no processo de aprendizagem ou no relacionamento interpessoal dos estudantes.

Disponibiliza ajuda psicológica na busca de solução para problemas de ordem familiar, de relacionamento afetivo-sexual, de escolha profissional, de ordem pessoal (conflitos neuróticos e depressão) e para problemas relacionados à ética e valores.

O baixo rendimento escolar pode indicar que o estudante traz consigo, além das dificuldades de aprendizagem, outras oriundas de necessidades e problemas pessoais que, quando não solucionadas, podem se agravar. O comprometimento do seu desempenho escolar pode resultar da inadequação de suas respostas aos estímulos do ambiente e do processo educativo. Além disso, pode ocorrer a dificuldade de compreensão de tais problemas pelos professores.

O acesso ao SEP se faz por demanda livre do estudante ou por seu encaminhamento pelo NAPp ou pela Coordenação do Curso.

  • Setor: Serviço Escola de Psicologia (SEP)
  • Endereço: Rua Maia da Silveira Gomes, nº. 169. Bairro Madruga
  • Telefone: (24) 2471-8218
  • Horário:2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 19 horas

Comissão Pedagógica de Orientação da Educação na Engenharia

A comissão auxilia os discentes a enfrentarem as dificuldades inerentes à construção do conhecimento no processo ensino aprendizagem, ajudando-os na superação do insucesso escolar. No apoio aos discentes, compete a esta comissão:

  • Realizar atendimento individual dos discentes com dificuldades pedagógicas, considerando as áreas temáticas de cada membro da comissão, por demanda livre do discente ou por encaminhamento pela Coordenação do Curso;
  • Contribuir para o desenvolvimento e processo de adaptação dos discentes, em uma intervenção integradora dos aspectos emocionais e pedagógicos;
  • Acompanhar as atividades de nivelamento;
  • Acompanhar os resultados dos processos de avaliação de aprendizagem;
  • Ações de acolhimento aos ingressantes;
  • Ações de permanência no combate a evasão;
  • Idealizar ações para incluir discentes com necessidades educacionais especiais, em parceria com o Grupo de Trabalho em Educação Inclusiva.
  • Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
  • Telefone: (24) 2471-8327
  • Local: Bloco 8 Segundo Andar – Sala de atendimento privativo das coordenações de Engenharia

Docentes e Horários de Atendimento:

Dias da Semana Docentes Horário de atendimento
Segunda José Leandro Casa Nova Almeida
Carlos Vitor Alencar
Das 16h às 19h
Terça José Leandro Casa Nova Almeida
Adauri Rodrigues Junior
Das 18h às 19h
Quarta Adauri Rodrigues Junior Das 18h às 19h
Quinta Prof. José Leandro Casa Nova Almeida Das 18h às 19h
Sexta José Leandro Casa Nova Almeida
Carlos Vitor Alencar
Das 18h às 19h

1) Avalie seu curso pelo link: Clique Aqui!Aos ilustríssimos ex-alunos (as) do curso de Engenharia Elétrica, favor responder o questionário.

 

2) Relatório 2018

Relatório dos Egressos do Curso Graduação em Engenharia Elétrica (PDF)

Mensalidades: 

R$ 870,00*

* Valores para ingressante em 2024.1

Compartilhe
plugins premium WordPress