Graduação

Pedagogia

Política Institucional de Bolsas de Estudos, Convênios e Descontos – FUSVE

A Fundação Educacional Severino Sombra, entidade mantenedora da Universidade, do Colégio Sul Fluminense de Aplicação (CAp) e do Hospital Universitário de Vassouras (HUV), é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter filantrópico que disponibiliza bolsas de estudo parciais e integrais nos cursos de graduação, bem como descontos para conveniados, ex-alunos, funcionários, entre outros. As bolsas/descontos obtidos não são cumulativos entre si, prevalecendo sempre o mais benéfico ao aluno. Pela natureza inerente, os programas não tem caráter retroativo sobre as prestações mensais anteriores, iniciando sua vigência no mês subsequente à concessão do benefício ou quando devidamente especificado em edital próprio. A renovação dos benefícios ocorrerá semestralmente ou anualmente, com obediência à periodicidade de cada programa. Há que se esclarecer ainda que, o benefício de bolsa/desconto não constitui direito adquirido, podendo ser revisto, a qualquer tempo, pelo Comitê Gestor da FUSVE

A Universidade para o Mundo do Trabalho.

Possui uma estrutura administrativa e pedagógica constituída por professores supervisores de estágio para cada área de conhecimento. Tais professores têm como função organizar e supervisionar o estágio dos cursos de graduação, de acordo com as diretrizes curriculares nacionais (DCN), com o projeto pedagógico do curso (PPC) e o regulamento interno (em concordância com o regimento interno e plano de desenvolvimento institucional – PDI.

Contatos

Horário de Funcionamento do Setor

Segunda a sexta-feira – 8h às 12:30 / 14h às 18h

Contato

Professor Supervisor de Estágio

  • Profª Maria Luiza Delgado de Medeiros
  • Telefone: (24) 99255-1352
  • E-mail: [email protected]

Formulários

Atenção!

Para que os formulários sejam salvos com os devidos dados, se faz necessária a utilização de um software para a leitura e edição de arquivos do tipo PDF. Recomendamos a utilização do Foxit Reader.

Documentos necessários para realização do Estágio:

Obs.: Clique na barra do estágio para visualizar os respectivos formulários.

Marinéa da Silva Figueira Rodrigues

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1981). Pós-Graduada em Problemas do Desempenho Escolar pela Faculdade de Humanidades Pedro II e Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente pelo Centro Universitário Plínio Leite. Atualmente é Coordenadora do Curso de Pedagogia, Professora Assistente II, membro do Núcleo Docente Estruturante e Colegiado de Curso da Universidade de Vassouras – Vassouras/RJ. Professora Aposentada do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Atuando principalmente nos seguintes temas: Criança, Integração, Família, Escola, Aprendizagem, Creche e Educação Ambiental.

Fale com o Coordenador

Renovação de Reconhecimento de Curso Portaria MEC/SERES nº. 1099, de 24/12/2015. DOU: 30/12/2015.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Cursos Cidade CONCEITO PRELIMINAR DO CURSO (CPC)
Pedagogia Vassouras 4

Conheça mais na página do Observatório da Educação.

O Programa de Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura.

Em 2018, o Curso de Pedagogia foi contemplado com o Programa de Residência Pedagógica que ofereceu 24 bolsas para alunos licenciandos, na modalidade de residente e uma bolsa para professor, na modalidade de Coordenador Institucional, do Curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras e três bolsas para professores da Rede Municipal de Educação do município de Vassouras, na modalidade de Preceptores.

Em 2022, mais uma vez o Curso de Pedagogia foi contemplado com o Programa de Residência Pedagógica, que dessa vez ofereceu 30 bolsas para alunos licenciandos, na modalidade de residente, uma bolsa para professor, na modalidade de Coordenador Institucional, duas bolsas para professor do Curso de Pedagogia da Universidade de Vassouras, modalidade Docente Orientador e seis bolsas para professores da Rede Municipal de Educação do município de Vassouras, na modalidade de Preceptores.

Esse programa de estágio curricular é levado a efeito em Escolas-Campo conveniadas através da Secretaria de Educação do município de Vassouras. As escolas parceiras dessa edição são: Escola Municipal Magally Sayão e Escola Municipal Dr. Thiago Rodrigues Costa. Os residentes realizam estágios de Observação e Regência nas escolas e vêm participando de oficinas de construção de materiais para criação da “Mala de ideias”, com diversas atividades que contemplam a faixa etária da Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais), através de conteúdos específicos de Matemática e Língua Portuguesa, na Brinquedoteca da UNIVASSOURAS. Os conteúdos foram selecionados de acordo com as dificuldades de aprendizagem observadas nas turmas pelos residentes. Essas “Malas de ideias” serão entregues às Escolas até o final de vigência do Programa.

Mensalidades: 

R$ 700,00*

* Valores para ingressante em 2024.1

Compartilhe
plugins premium WordPress