Biblioteca

Apresentação

As Bibliotecas do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) – Universidade de Vassouras têm a finalidade de reunir, organizar, divulgar e manter atualizado todo o acervo bibliográfico nas diversas áreas do conhecimento com a finalidade de fornecer apoio aos processos de Ensino, Pesquisa e Extensão.

O SIB é constituído pela Biblioteca Central (coordenadora do Sistema) e pelas Bibliotecas Setoriais: Centro de Estudos Prof. Severino Sombra – HUV e Biblioteca da Casa de Memórias Severino Sombra. A Biblioteca Central é um órgão suplementar, subordinado administrativamente à Reitoria.

O presente regulamento contém informações sobre a infraestrutura da Biblioteca Central e as normas de utilização dos serviços prestados aos usuários. As Bibliotecas do SIB – Universidade de Vassouras destinam-se aos alunos, professores e funcionários da Instituição e, também a comunidade externa.

Para consulta, empréstimo e reserva dos materiais bibliográficos:

Acessar Pergamum

A Política de formação e atualização do acervo bibliográfico tem por finalidade reunir, organizar, divulgar e manter atualizado todo o acervo bibliográfico nas diversas áreas do conhecimento.

A aquisição dos materiais é um trabalho conjunto da Biblioteca Central, Coordenadores, Reitoria e Setor de Compras.

A aquisição nas diversas áreas do conhecimento, tem como prioridade as bibliografias básicas e complementares solicitadas pelos Coordenadores, Professores e alunos, observando a demanda da utilização do acervo; mantendo, assim, uma coerência na prática pedagógica dos cursos oferecidos pela Universidade de Vassouras. A quantidade de exemplares é determinada proporcionalmente ao número de alunos, conforme as recomendações dos Órgãos Oficiais de Educação e pela demanda de uso da obra.

A aquisição de livros tem sua operacionalização da seguinte forma:

1. Aquisição, a partir de indicações das bibliografias básica e complementar pelos docentes de graduação, de acordo com as necessidades de cada disciplina.

2. A cotação com vários fornecedores e o fechamento do pedido de fornecimento de livros são feitos pela Gerência de Suprimentos, após a autorização do Reitor e do chefe do Gerência de Recursos Financeiro.

No recebimento dos materiais verifica-se a conformidade dos pedidos e seu estado físico para aceitação e incorporação ao acervo, por meio do tratamento técnico.

O tratamento técnico consiste na catalogação, classificação, etc. Para a catalogação são utilizadas as normas da AACR2 (Código de Catalogação Anglo-Americano). A classificação é feita pelo Sistema de Classificação Decimal de Dewey (CDD) 21. ed. e para cabeçalho de assuntos as normas da LC (Libray of Congress).

A organização dos materiais bibliográficos consiste em ordená-los sequencialmente nas estantes pelo número de chamada que é composto pelo número de classificação de assunto (CDD) + código do autor e do título + número do exemplar.

A conservação dos materiais é feita pela encadernação para tornar em condição de uso os que estiverem danificados em decorrência dos empréstimos. A Biblioteca Central busca fazer a “conservação preventiva” dos livros, ou seja, a higienização do acervo, a limpeza das estantes onde os livros se encontram, o manuseio correto das obras, a recuperação de capas e páginas danificadas.

A Biblioteca Central encontra-se totalmente informatizada; o gerenciamento das Bibliotecas e os serviços de referência* e de processamento técnico** se dão pelo Sistema PERGAMUM (Sistema Integrado de Bibliotecas PUC-PR).

O Sistema PERGAMUM possibilita maior facilidade e rapidez na consulta, no empréstimo e na reserva dos materiais bibliográficos.

* Serviços de referência: consulta, empréstimo, renovação, reserva e disseminação seletiva da informação;

** Serviços de processamento técnico: catalogação, indexação, etc.

A Biblioteca Central apresenta um nível satisfatório de funcionalidade no atendimento aos clientes, disponibilizando os seguintes serviços:

1) Empréstimos: domiciliar, local, especial e empréstimo entre Bibliotecas do SIB – Universidade de Vassouras.

2) Consulta, renovação e reserva.

3) Acesso à internet, ao WIFI e às bases de dados: A Biblioteca Central disponibiliza microcomputadores para conexão as bases de dados como a Minha Biblioteca, Portal de Periódicos da CAPES, COMUT, BIREME e também as Bases de Dados gratuitas: BVS (BIREME), Domínio Público, Scielo, Biblioteca Virtual de Enfermagem etc.

Para o acesso à internet com utilização da rede WIFI da Universidade de Vassouras, o usuário deverá cadastrar senha junto ao Setor de TI.

Embora os computadores sejam de acesso livre, o usuário deverá seguir as normas de uso referentes a esse serviço, como:

– Não alterar as configurações dos computadores e/ou programas, bem como instalar qualquer tipo de software;

– Não é permitido consultar sites de conteúdo impróprio, etc.

A Minha Biblioteca é uma plataforma prática e inovadora para acesso a livros técnicos, científicos e profissionais, com acesso via internet.

Portal de Periódicos da CAPES o acesso é livre e gratuito para os usuários da Universidade de Vassouras. O acesso é realizado de qualquer terminal ligado à internet, localizado no conjunto universitário e na Biblioteca Setorial do HUV pelo endereço: www.periodicos.capes.gov.br

O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de revistas nacionais e internacionais com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

Programa COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) visa facilitar a obtenção de cópias de artigos de periódicos técnico-científicos. A solicitação é feita na Biblioteca Central, com o funcionário responsável pela solicitação à BIREME (Biblioteca Regional de Medicina). Os custos são de acordo com a tabela vigente do COMUT e são de responsabilidade do usuário.

4) Serviços de alerta: emissão de e-mail aos usuários cadastrados na Biblioteca Central, divulgando os materiais incorporados ao acervo; e-mail informando sobre a data de vencimento do material retirado por empréstimo, e, e-mail informando a chegada do material reservado.

5) Levantamento bibliográfico: é uma pesquisa em bases de dados que recupera bibliografias sobre o assunto desejado, de acordo com as Normas da ABNT.

6) Confecção das fichas catalográficas dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Cursos), Dissertações e Teses dos alunos e professores da Universidade de Vassouras e Comunidade, segundo as Normas da AACR2. A solicitação é feita pelo site: https://www.universidadedevassouras.edu.br/instituicao/bibliotecacentral

7) Capacitação dos alunos: no início de cada semestre, os alunos matriculados no 1º período dos cursos da Universidade de Vassouras realizam uma visita guiada à Biblioteca Central para conhecerem os serviços oferecidos pelo Sistema Pergamum e às bases de dados, tais como: Portal CAPES, Minha Biblioteca.

8) Visitas guiadas: As visitas guiadas são agendadas pela comunidade externa (Colégios, etc.) para conhecerem os serviços oferecidos pela Biblioteca Central.

9) Ação Cultural (Eventos: Exposições, Palestras, etc.) é um diferencial na oferta de serviços prestados pela Biblioteca Central, pois promovem a integração da Biblioteca Central com as comunidades acadêmica e externa. É realizada num espaço do salão de estudos do 1º piso do Prédio 1.

A inscrição é feita na Área de Atendimento ao Cliente a quem possui vínculo com a Universidade de Vassouras.

Poderá ser feita durante o período letivo (alunos) e a qualquer momento (professores e funcionários).

Para concluir o processo de inscrição, o aluno apresenta-se nas Bibliotecas para informar o endereço, e-mail e cadastrar a senha que é de seu uso e responsabilidade exclusiva, e não podem, em nenhuma hipótese, serem cedidos a terceiros.

O cadastramento de senha é indispensável para a renovação on line do empréstimo de materiais. Os dados pessoais dos usuários são confidenciais. E, ainda, cadastrar a biometria para o empréstimo na Biblioteca Central.

Professores e demais funcionários devem apresentar-se nas Bibliotecas para informar o endereço, e-mail e cadastrar a senha e biometria.

UsuáriosDocumentos Necessários
Alunos (graduação, especialização e pós-graduação, residentes HUV e do Colégio de Aplicação)Comprovante de matrícula
Professores e funcionáriosCrachá funcional
Alunos dos cursos de curta duraçãoDocumento de identificação
Comunidade externaDocumento de identificação

4.1 Empréstimos: domiciliar, local, especial e empréstimo entre Bibliotecas do SIB – Universidade de Vassouras.

O acesso e a consulta ao acervo são livres; os usuários podem contar com os funcionários dos setores para auxiliá-los na localização dos materiais nas estantes. Após consultar os materiais, o usuário não deverá recolocá-los na estante.

O empréstimo domiciliar é permitido a quem possui vínculo com a Universidade de Vassouras. Todo o material bibliográfico que tiver mais de um exemplar poderá ser emprestado, ficando o último exemplar para consulta local. Os materiais que tiverem um único exemplar, são exclusivos para o empréstimo especial. A comunidade externa dispõe somente do empréstimo local.

Após pesquisar o material desejado nos terminais de autoatendimento, o usuário deverá anotar o “número de chamada” (código de localização da obra na estante: classificação + código do autor + título) – dirigir-se Setor de Atendimento ao Cliente, que procederá o empréstimo, validado mediante a biometria.

Em caso de esquecimento da senha, o usuário deverá apresentar documento com foto e cadastrar nova senha.

A consulta pelo site http://bibliweb.universidadedevassouras.edu.br/pergamum/biblioteca/index.phppossibilita ao usuário localizar o material, renovar, reservar, acompanhar seu histórico de empréstimos.

O empréstimo entre as Bibliotecas do SIB – Universidade de Vassouras tem o objetivo de atender os usuários quanto aos materiais não disponíveis na sua biblioteca de origem.

Importante! O Sistema Pergamum envia e-mail aos usuários com alerta de vencimento do empréstimo. Portanto, o não envio da mensagem, independentemente do motivo, não o isenta de pagamento de multa. O número de dias de atraso é contado separadamente para cada publicação.

4.2 Número de material e Prazos para o empréstimo

UsuáriosNº de matériaisPrazos
Alunos (graduação, Cursos Profissinalizantes,Colégio de Aplicação)45 dias úteis
Pós-graduação Stricto Sensu415 dias úteis
Pós-graduação Lato Sensu47 dias úteis
Residentes45 dias úteis
Professores67 dias úteis
Funcionários45 dias úteis
Alunos: cursos de curta duraçãolivreempréstimo local
Comunidade Externalivreempréstimo local

4.3 Devolução

O material bibliográfico deve ser devolvido ao funcionário do Setor de Atendimento e não ser deixado sobre o balcão.

Importante! O número de dias de atraso na devolução é contado separadamente para cada publicação.

O usuário poderá fazer reserva de material emprestado, que ficará à disposição por 24h após a devolução. Decorrido este prazo, o Sistema Pergamum exclui o usuário daquela reserva e o material reservado passa para o próximo usuário. As reservas obedecerão à ordem cronológica dos pedidos pelos terminais de autoatendimento.

A renovação será feita por igual período ao empréstimo, desde que não haja solicitação de reserva.

Os materiais bibliográficos podem ser renovados até 40 vezes pela web. Após este limite, o usuário deverá devolver o material na respectiva Biblioteca para novo empréstimo. O material emprestado deverá ser renovado até a data marcada para a devolução pelos terminais de auto-atendimento e pelo site: http://bibliweb.universidadedevassouras.edu.br/pergamum/biblioteca/index.php

Importante!

1. O usuário não poderá reservar materiais que estejam em seu poder. A reserva é pessoal e intransferível.

2. Somente é permitido fazer reservas se todos os exemplares estiverem emprestados.

3. É permitido reservar apenas um material de cada vez.

4. Para materiais com atraso, o Sistema bloqueará o usuário automaticamente, não permitindo efetuar qualquer renovação.

5. Materiais com reserva não poderão ser renovados.

Haverá cobrança de multa nos seguintes casos:

– Descumprimento de prazos estabelecidos para a devolução dos materiais. A multa é diária; incide sobre os dias úteis e para cada material que estiver em atraso. Para um novo empréstimo, somente após o pagamento da multa, efetuado na Tesouraria do Campus.

– Em caso de perda ou extravio dos materiais bibliográficos a Biblioteca Central indicará a edição mais recente ou título equivalente nos casos de obras esgotadas; o usuário pagará ainda, a multa até a reposição dos materiais.

– No empréstimo local se o material for retirado das dependências da Biblioteca Central.

– Não devolução das chaves das salas de multimídia.

Nos casos excepcionais o usuário será abonado da multa.

Importante! A multa por atraso na devolução de materiais e das chaves é irrevogável!

Valor da Multa

Modalidade de EmpréstimoValor da Multa
Empréstimo domiciliarR$ 5,00 por material e por dia de atraso
Empréstimo local e especialR$ 5,00 por material e por dia de atraso
Empréstimo das chaves das salas de multimídiaR$ 5,00 por dia de atraso

Cabe aos Setores de Atendimento aos alunos, professores e funcionários (Secretarias, Tesouraria, etc.) solicitar à Biblioteca Central o “Nada consta”, necessário nos seguintes casos:

Alunos: renovação e trancamento de matrícula, transferência.

Professores e funcionários: rescisão de contrato.

  • 1) O uso dos escaninhos é individual e exclusivo para o usuário no período de sua permanência nas dependências dos acervos.
  • 2) Não é permitido entrar nos locais dos acervos portando mochilas, sacolas, etc.
  • 3) Não é permitido entrar com objetos que não caibam nos escaninhos (malas, etc.).
  • 4) Ao utilizar os locais dos acervos, o usuário deverá solicitar ao funcionário do Balcão de Atendimento ao Cliente uma chave para guardar seus pertences. O funcionário efetuará o empréstimo, entregando uma chave numerada ao usuário.
  • 5) É de inteira responsabilidade do usuário a guarda e o zelo da chave em seu poder.
  • 6) O usuário deverá devolver a chave, logo que se retirar dos locais de acervo, ficando terminantemente proibido levar a chave.
  • 7) Solicita-se não deixar valores nas bolsas e/ou pastas guardadas nos escaninhos.
  • 8) A Biblioteca Central não se responsabilizará por nenhum material deixado nos escaninhos.

Elaboração da ficha catalográfica

A ficha catalográfica deverá ser confeccionada de acordo com as normas da AACR2.

Salas de multimídia

Espaços liberados para docente e discente; são disponibilizadas mediante agendamento, dentro do mês em curso e até 30 dias antes do período de utilização.

O agendamento deve ser feito pelo funcionário no Setor de Atendimento ao Cliente, ou pelo telefone: (24) 2471-8317

A sala de multimídia do prédio 1 tem capacidade para 40 pessoas e a do prédio 2 tem capacidade para 25 pessoas. Possuem ar-condicionado e recursos audiovisuais (televisão, DVD, vídeo-cassete, datashow com telão, retroprojetor, computador com internet).

Internet e Internet pelo sistema wireless

Poderão ser acessados os sites de pesquisas e as Bases de Dados gratuitas: Portal de Periódicos CAPES, BVS (BIREME), Domínio Público, Scielo, Biblioteca VIRTUAL de Enfermagem etc.

Para o acesso à Internet com utilização da rede wireless da Universidade de Vassouras, o usuário deverá cadastrar senha junto ao Setor de Informática.

Embora os computadores sejam de acesso livre, deve-se seguir as normas de uso referentes a esse serviço, como:

– Não alterar as configurações dos computadores e/ou programas, bem como instalar qualquer tipo de software;

– Não é permitido consultar sites de conteúdo impróprio, etc.

Acesso ao Portal de Periódicos da CAPES

O uso do Portal de Periódicos da CAPES é livre e gratuito para os usuários da Universidade de Vassouras. O acesso é realizado de qualquer terminal ligado à internet, localizado no conjunto universitário da Universidade de Vassouras, e na Biblioteca Setorial do HUSF pelo endereço: www.periodicos.capes.gov.br

O Portal de Periódicos da CAPES oferece acesso aos textos completos de artigos de revistas nacionais e internacionais com resumos de documentos em todas as áreas do conhecimento.

COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica)

O Programa COMUT visa facilitar a obtenção de cópias de artigos de periódicos técnico-científicos. A solicitação é feita na Biblioteca Central, na Coordenação das Bibliotecas, tendo um funcionário responsável pelo encaminhamento da solicitação à BIREME (Biblioteca Regional de Medicina) ou ao COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica). Os custos são de acordo com a tabela vigente do COMUT e são de responsabilidade do usuário.

Empréstimo entre Bibliotecas do SIB-Universidade de Vassouras

O objetivo é atender os usuários quanto aos materiais disponíveis nas Bibliotecas do SIB-Universidade de Vassouras e que não se encontram disponíveis nos respectivos acervos.

Salas de estudo em grupo – espaço liberado para usuários, sem a necessidade de agendamento.

Visita guiada – visa apresentar as instalações da Biblioteca Central aos novos usuários (alunos, professores e visitantes), bem como seus produtos e serviços.

Cabine de estudo individual – espaço liberado aos usuários, sem a necessidade de agendamento.

A biblioteca digital tem o objetivo de armazenar e disponibilizar eletronicamente os Trabalhos de Conclusão de Cursos produzidos pelos alunos dos cursos de graduação da Universidade de Vassouras, possibilitando ao usuário o acesso on-line a estes trabalhos. São inseridos na biblioteca digital somente os TCCs com a autorização de seus autores, pelo formulário: Termo de Autorização para Publicação Eletrônica na Biblioteca Digital da Universidade de Vassouras.

O recebimento de doação de materiais bibliográficos pelo SIB – Universidade de Vassouras somente com a autorização da Coordenação, conforme Portaria Conjunta n.03 de 22 de outubro de 2013.

SAF-FUSVE – Reitoria – Universidade de Vassouras.

1) Nas áreas do acervo não é permitido entrar com alimentos ou bebidas.

2) Nas dependências das Bibliotecas do SIB – Universidade de Vassouras não é permitido fumar. (Lei Estadual n.º 5.517 de 17 de agosto de 2009. Proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, na forma que especifica, e cria ambientes de uso coletivo livres de tabaco).

3) Buscar manter o silêncio, nas devidas proporções, nas Bibliotecas do SIB – Universidade de Vassouras para propiciar um ambiente adequado ao estudo e leitura.

4) O uso do celular é permitido se a conversa for em tom de voz moderado.

5) A Coordenação das Bibliotecas se reserva o direito de advertir àqueles que desrespeitarem os funcionários e as normas vigentes.

1) Guardar com segurança a senha pois é sua assinatura para autorização do empréstimo.

2) Manter atualizado seu cadastro pessoal no Sistema de Bibliotecas.

3) Acompanhar seu histórico de empréstimos, renovações e reservas, observando os prazos estabelecidos para devolução.

4) Comparecer às Bibliotecas quando solicitado.

5) Zelar pela integridade dos materiais bibliográficos, com vistas à sua preservação.

6) Usar as áreas de estudo e leitura e cabines de estudo em grupo, unicamente para os fins a que se propõem.

7) Devolver a chave da sala de multimídia e do escaninho sempre que se ausentar da Biblioteca.

 Os materiais esquecidos na Biblioteca Central serão guardados até os usuários retirá-los.

É proibida a reprodução de livros por inteiro. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. De acordo com a Lei de Direitos Autorais 9609 e 9610/98, de 19 de fevereiro de 1998.

Para os casos omissos, entre em contato com a Coordenação das Bibliotecas do SIB/Universidade de Vassouras.

Horário de Atendimento

BibliotecaPeríodo Letivo
 De 2.ª a 6.ª feiraSábados
Biblioteca Centraldas 8h às 22:30hdas 8h às 12h
Centro de Estudos Prof. Severino Sombra e Biblioteca Setorial Hospital Universitáriodas 8h às 13h e das 14h às 17:30h
Biblioteca Setorial do Museu Severino Sombradas 8h às 12h e das 13h às 17h
plugins premium WordPress