Campo Experimental

A unidade é voltada para a pesquisa, ensino e extensão. Neste local é proporcionado o aprendizado prático aos acadêmicos de diversos cursos da Universidade de Vassouras, onde conta com uma estrutura completa que dá suporte às aulas teóricas e práticas de diversas disciplinas do curso de graduação, pós-graduação e do Mestrado em Medicina Veterinária.

Instalada em grande área que reproduz uma propriedade rural, situa-se a Fazenda Experimental, com instalações modernas e seguras para as práticas acadêmicas e espaço adequado ao desenvolvimento de estudos. Funciona anexa à Clínica-Escola do curso de Medicina Veterinária para animais de pequeno e grande porte, em que há atendimento clínico-veterinário e laboratorial aberto à comunidade, a preços populares.

O projeto de Equoterapia é outra atividade ali desenvolvida, por meio da Pró-Reitoria de Extensão Universitária, que tem como premissa o método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo em uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde e educação, na busca do desenvolvimento biopsicossocial de portadores de necessidades especiais.

As sessões de Equoterapia com atendimento de vários praticantes da região de forma gratuita, tem a participação de professores da Universidade como responsáveis e servindo também de ambiente de estágio para vários cursos de graduação. O Centro de Equoterapia tem o reconhecimento da ANDE Brasil, órgão máximo que normatiza esta atividade.

O Biotério Central tem o objetivo de reproduzir e manter animais de laboratório destinados ao ensino e pesquisa na Universidade de Vassouras. A atividade experimental permite ao aluno o desenvolvimento prático dos temas abordados nas aulas teóricas, em instalações modernas que obedecem aos critérios exigidos para um ótimo desenvolvimento dos métodos científicos.

O Laboratório de Insetos Vetores desenvolve pesquisas relacionadas ao controle, diversidade, morfologia e taxonomia de insetos vetores. É utilizado na formação dos alunos como campo de pesquisa e busca também aplicar as técnicas desenvolvidas para prevenção, visando a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

A unidade também possui cinco salas de aula para realização de aulas teóricas. Toda essa estrutura também serve às disciplinas da graduação em Medicina Veterinária, ao Mestrado em Diagnóstico em Medicina Veterinária e ao curso de especialização em Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais.

plugins premium WordPress