Centro de Desenvolvimento de Genética Bovina

O Centro tem por finalidade servir de base para o aprendizado dos nossos alunos, profissionais liberais e produtores rurais. Tal objetivo é obtido através de situações reais que ocorrem em uma fazenda destinada a aplicação e desenvolvimento de biotecnologias utilizadas no melhoramento de bovinos, tanto de corte quanto de leite.

Como rotina da fazenda, ocorrem várias práticas que abordam a gestão, o manejo sanitário, monitoramento e controle de diversos índices zootécnicos, gestão de forrageira para alimentação de bovinos, confecção de concentrados para suplementação, produção de alimento para a seca entre outras ações necessárias para viabilizar a produção.

No que tange as biotecnologias, são utilizadas as mais modernas disponíveis no mercado, com laboratórios que dão suporte a coleta, análise e congelamento de sêmen bovino, realização de protocolos de inseminação artificial em tempo fixo, transferência de embrião e produção in vitro de embriões.

O centro busca utilizar tecnologias modernas, porém viáveis economicamente, para servir de modelo para visita de profissionais e produtores da região fomentando assim o desenvolvimento da pecuária do Sul do Estado do Rio de Janeiro. Dentro desse cenário, são inseridas práticas de diversas disciplinas, tais como Plantas forrageiras, Bovinocultura, Nutrição, Extensão Rural, Clínica e Cirurgia de Bovinos, matérias essas que têm suas aulas ocorrendo nas dependências da fazenda, contando com salas de aula equipadas para tal finalidade.

O Centro conta também com laboratório para diagnóstico de brucelose e tuberculose, uma sala de ordenha com ordenhadeira mecânica, laboratório utilizado para análise de leite capacitando nossos alunos para atuarem no manejo higiênico de ordenha comprovado pelas análises realizadas na própria fazenda.

plugins premium WordPress