O Curso de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Universidade de Vassouras é um Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu recomendado pela CAPES pelo ofício no 163-8/2010/CTC/CAAIV/CGAA/DAV/CAPES, de 16 de novembro de 2010 e homologado pelo parecer CES n.o 162/2011 e portaria MEC no 1325/11, publicada no D.O.U. de 22 de setembro de 2011. Semestralmente é divulgado um Edital que norteia o Processo Seletivo para ingresso nas 20 vagas anuais aprovadas pela CAPES. O candidato deverá se inscrever

➣ Primeira Etapa
    ✓ Análise de documentos, homologação das inscrições e deferimento do pré-projeto;
➣ Segunda Etapa
    ✓ Prova oral (explanação do pré-projeto de pesquisa) e análise do currículo Lattes;
➣ Terceira Etapa
    ✓ Prova de compreensão de língua estrangeira.

Investimento

Vinte e quatro parcelas de R$ 1.500,00.

Duração do Curso

O período de integralização do mestrado será de, no mínimo, doze meses e, no máximo, vinte e quatro meses.

Disciplinas

A matriz curricular do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais é composta de disciplinas obrigatórias e eletivas. As Disciplinas Obrigatórias são disciplinas que devem ser cursadas exclusivamente no Programa e por todos os discentes e as Disciplinas Eletivas são disciplinas vinculadas às linhas de pesquisa do Programa e tem o objetivo de direcionar o estudo à área temática de interesse do discente.

Integralização do Curso

A integralização curricular realiza-se pelo sistema de créditos. Um (1) crédito corresponde a quinze (15) horas.

As disciplinas obrigatórias e eletivas possuem três (3) créditos cada, o que corresponde a quarenta e cinco (45) horas por disciplina.

O discente deverá completar um mínimo de trinta e oito (38) créditos para a integralização do curso, divididos da seguinte forma:

Vinte e quatro (24) créditos: em disciplinas distribuídas em dois núcleos. O primeiro núcleo, com doze (12) créditos, se refere às disciplinas do núcleo comum obrigatórias e o segundo núcleo se refere às disciplinas eletivas que também devem totalizar doze (12) créditos.

Quatorze (14) créditos: em Atividade de elaboração da dissertação junto ao orientador.

Horário das Disciplinas

As disciplinas serão ministradas às sextas-feiras e aos sábados, a cada semestre, conforme a seguir:

  •     ✓ Disciplinas obrigatórias: às sextas-feiras das 19 h às 22 h e aos sábados das 13 h às 16 h;
  •     ✓ Disciplinas eletivas: às sextas-feiras das 9 h às 12 h, das 13 h às 16 h e das 16 h às 19 h. Aos sábados das 9 h às 12 h.