Cirurgia odontológica é transmitida em tempo real para acadêmicos

• 04-06-2019

A equipe de Endodontia do curso de Odontologia da Universidade de Vassouras, no dia 31 de maio, realizou um procedimento clínico com transmissão simultânea para os alunos do curso.

Enquanto dois professores realizavam e supervisionavam a cirurgia, o outro narrava e esclarecia as dúvidas dos alunos que assistiam a realização do procedimento remotamente. A equipe foi composta pelos professores Joaquim Fest, Luiz Felipe Rangel e Luis Felipe Toledo.

Tratou-se de uma cirurgia em um elemento dentário que apresentava um cisto periapical, cujo objetivo foi remover a lesão e o ápice da raiz dentária e realizar o tratamento endodôntico retrógrado com posterior enxerto ósseo.

Essa inovação pedagógica comprovou a importância das ferramentas de comunicação e informação no ensino superior e demonstrou a qualidade docente-discente na realização de procedimentos odontológicos mais complexos numa clínica de graduação.