Lançamento de “Ensaios de Cordel – A perigosa Aedinha” e entrega de certificados aos Agentes Mirins

• 28-06-2019

O Laboratório de Insetos Vetores – LIV – da Universidade de Vassouras realizou o lançamento de “Ensaios de Cordel – A perigosa Aedinha”, dia 26 de junho, no auditório Severino Sombra. No evento também foram entregues os certificados aos alunos de escolas municipais participantes do Projeto Agente Mirim.

Foram selecionados 16 cordéis de alunos das Escolas Municipais Deputado José Carlos Vaz de Miranda e Prefeito Severino Ananias Dias, que tiveram suas estrófes publicadas na edição impressa e receberam certificados pela classificação de suas composições.

A publicação foi resultado de um concurso promovido pelo LIV com o tema Dengue, Zica, Chikungunya, aberto a estudantes da rede pública e privada de Vassouras. O concurso é parte do projeto de Pesquisa “Novas estratégias para o controle do mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, Chikungunya e do vírus Zika: uma abordagem integrada/Rede ZIKA#1FAPERJ”

No evento também foram certificados alunos das escolas acima citadas e da Escola Thiago Costa pela participação no Projeto Agente Mirim, que durante dois meses coletaram larvas, controlaram e fizeram o monitoramento.

Na composição da mesa de abertura do evento estavam, o reitor da Universidade de Vassouras - prof. Dr. Marco Antonio Soares de Souza, a professora titular e pesquisadora do LIV - profa. Dra. Marise Maleck, a pró-reitora de Extensão Universitária – profa. Consuelo Mendes e o representante da Secretaria Municipal de Educação – Carlos Henrique Teixeira.

Estiveram presentes alunos e professores das escolas participantes, acadêmicos da Academia de Letras de Vassouras – ALV e representações da universidade.

Um cordel coletivo foi elaborado com uma estrofe escrita por cada aluno e, além de publicada, foi recitada por membros da Academia de Letras de Vassouras – e integrantes do LIV. O músico João Luiz da Silva animou a plateia com clássicos da MPB e o jingle “Todos contra a Dengue”.

Na oportunidade, o mestre Angelo Monteiro anunciou a aprovação de sua indicação na ALV para Marise Maleck como sócia correspondente.

Agradecimentos: À Universidade de Vassouras, à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, à Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desportos, à equipe do Laboratório de Insetos Vetores, aos membros da Academia de Letras de Vassouras. À Secretaria Municipal de Educação, aos diretores, professores e estudantes da Escola Municipal Deputado  José Carlos Vaz de Miranda, da Escola Prefeito Severino Ananias Dias e da Escola Municipal Thiago Costa. `A Faperj pelo apoio financeiro e científico ao projeto de pesquisa e extensão. À designer Taissa Maleck Resende pela arte da Aedinha, à Gráfica Palmeiras pela impressão e à Editora da Universidade de Vassouras.