Universidade de Vassouras celebrará Dia Internacional dos Povos Indígenas

• 05-08-2019

A UNESCO celebra mundialmente, em 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas como forma de promover os direitos das populações indígenas, bem como promover o reconhecimento da sua contribuição à cultura e ao desenvolvimento sustentável.

A data é uma oportunidade para que todos se mobilizem para abolir as desigualdades que ainda existem na realização efetiva dos direitos dos povos indígenas.

O espaço cultural da Biblioteca Central abriga, até  12 de agosto uma exposição em parceria com o Museu do Índio com o objetivo de aproximar o visitante à cultura indígena, especificamente sobre duas tribos:

Guarani Mbya - Ojapo Porã’i – Nosso fazer bonito: A exposição reúne painéis fotográficos e cerâmicas do povo Guarani Mbya, habitante das Terras Indígenas Rio Pequeno, Araponga, Arandu-Mirin, Parati-Mirin, Bracuí e Camboinhas, situadas no Estado do Rio de Janeiro.

Karajá -  “Tyytarasana”: A exposição reúne painéis fotográficos e painéis de textuais do povo   Iny, revelando vários aspectos da rica cultura imaterial e material dos Iny e diversos momentos de interação com seus ancestrais.

A Exposição é aberta à comunidade com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Desportos e Museu do Índio.