Lançada a pedra fundamental do Campus Universitário de Miguel Pereira

• 13-08-2019
  • Miguel Pereira

Com a presença do governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; do ministro do STF, Luiz Fux e outras lideranças, o Presidente da Fundação Educacional Severino Sombra, Marco Capute e prefeito de Miguel Pereira, André Português inauguram a pedra fundamental do novo Campus Universitário de Miguel Pereira.

Criada a partir de um esforço conjunto com a Prefeitura de Miguel Pereira, que cedeu o prédio onde a faculdade funciona, a faculdade celebrou parcerias com os municípios da região para facilitar o acesso aos cursos. Moradores de Miguel Pereira, Paty do Alferes e Vassouras têm desconto. Em julho, servidores da Prefeitura de Vassouras participaram de um processo seletivo para acessar os cursos de Direito e Gestão Pública com bolsa de 100 %.  Estão sendo finalizados acordos com a Câmara de Paty do Alferes e a Prefeitura de Engenheiro Paulo de Frontin.

Com o crescimento, a Fundação Educacional Severino Sombra – que realizou diversas melhorias no prédio cedido pelo município – lançou no sábado, 10 de agosto, a pedra fundamental da obra que dará uma sede própria à Faculdade de Miguel Pereira, ao lado de onde hoje funciona a instituição de ensino. E não para aí: o prédio também abrigará um campus avançado da Universidade de Vassouras. “Sob prerrogativas institucionais que temos por ser a única universidade da região, vamos trazer um campus de atuação aqui, onde poderemos desenvolver outros cursos. Queremos trazer a Medicina para ser praticada aqui”, disse o presidente da FUSVE, Marco Capute.

“Vamos trazer para Miguel Pereira a Universidade de Vassouras com a sua medicina. O Capute, presidente da Universidade, comprou esses 11 terrenos aqui do lado, onde vai construir essa linda sede, um investimento de quase R$ 8 milhões que não só abrigará a Faculdade de Miguel Pereira, mas também o campus avançado de medicina da Universidade de Vassouras.” Declarou André Português. “Quero transformar Miguel Pereira em uma cidade universitária. A gente sabe, existe uma cidade antes de entrar uma universidade e existe uma outra cidade quando vem o curso de medicina”.

A expectativa é que o novo prédio comece a ser construído em janeiro de 2020.

Com o campus pronto e em funcionamento, a expectativa é que atraia mil novos estudantes para Miguel Pereira, gerando em torno de 40 milhões de reais anuais em impostos. A previsão é que sejam gerados 300 empregos diretos e 1 mil e 500 indiretos.

Exatamente há um ano alunos da região participaram da aula inaugural da Faculdade Miguel Pereira. A nova instituição de ensino superior do Cento Sul Fluminense iniciava suas atividades ancorada na tradição de excelência da Fundação Educacional Severino Sombra, mantenedora da Universidade de Vassouras, e preenchendo uma antiga lacuna: a forte demanda por um curso de Direito nas cidades de Miguel Pereira e Paty do Alferes.

Os cursos de Direito e Gestão Pública marcaram o primeiro capítulo da história da faculdade, que comemora o aniversário em acelerado processo de expansão. Novos cursos de graduação estão a caminho. “O momento é de ampliação. Com criação de novos cursos, novas frentes de atendimento”, anuncia o diretor geral, professor Jesimar da Cruz Alves. Segundo Alves, o curso de Graduação em Recursos Humanos está em fase de avaliação pelo MEC e deve ser oferecido já no primeiro semestre do ano que vem. O campus Desembargador Paulo Cesar Salomão receberá ainda o curso técnico de Enfermagem, sempre com o selo Fusve de qualidade. Ainda este ano o projeto do curso de Pedagogia será enviado para avaliação do MEC. A previsão é que a graduação seja oferecida aos interessados em 2020.

Desde a inauguração, a Faculdade de Miguel Pereira não parou de crescer, oferecer novos serviços à comunidade. Vários cursos de extensão já foram – e continuam sendo ministrados -, todos próximos da realidade dos moradores e a preços acessíveis. Além disso, a Famipe oferece cursos de Pós-Graduação de grande apelo, como o MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e MBA em Gestão Estratégica em Administração Pública.