Universidade de Vassouras participa de comemoração ao Dia da Consciência Negra

• 05-12-2019
  • Vassouras

No dia 28 de novembro, a equipe do Festival de Cinema de Vassouras no Vale do Café, capitaneado por seu coordenador, o cineasta Bruno Saglia, promoveu no Centro Cultural Cazuza, o evento em homenagem ao Dia da Consciência Negra, com o lançamento da nova edição da Revista Raça, cujo responsável, o escritor e cartunista Maurício Pestana, autor de mais de 70 obras, estava presente, bem como a Editora da Revista, a jornalista Flávia Cirino. O evento homenageou dois vassourenses: Samuel Silva Romano de Souza do Centro Cultural Cazuza e a Turismóloga Andreia Alves da Silva (Andreia Pit) pelo trabalho desenvolvido na Cultura e Turismo do município de Vassouras-RJ, no Vale do Café. A edição da revista apresenta reportagem sobre Andreia, ressaltando seu papel na divulgação da história da comunidade negra na região. A presença do Prefeito de Vassouras, Severino Dias, acompanhado de membros de seu secretariado e de vereadores atestou a importância do evento, fato citado explicitamente em seu pronunciamento.

Na oportunidade, representando o Eng. Marcos Capute, Presidente da Fundação Educacional Severino Sombra, o Prof. Mestre Hamilton Moss de Souza, Pró-Reitor de Integração, Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e de Relações Externas da Universidade de Vassouras, reafirmou o apoio da Universidade a iniciativas como esta homenagem, citando atividades desenvolvidas pela Universidade em Pós-Graduação, Extensão, cuja Pró-reitora, Prof.ª Consuelo Mendes, também estava presente, e no recém criado Núcleo de Integração, Empreendedorismo Sociocultural e de Negócios (NIES-n). O Prof. Mestre Angelo Ferreira Monteiro, responsável pelo NIES-n da Universidade de Vassouras, também teve oportunidade de se manifestar, parabenizando os homenageados, lembrando que Andréia Pit é aluna do curso da Universidade “Especialização em História e Cultura da África, Afro-Brasileira e Indígena”. O Prof. Angelo, revelou ser um admirador do escritor Mauricio Pestana, trazendo inclusive um exemplar da obra "- Racista, eu!? De jeito nenhum" de autoria de Mauricio, que a autografou.

No dia seguinte, o escritor e cartunista Maurício Pestana conheceu as instalações do Centro de Convenções General Severino Sombra e também do Centro de Memória da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Vassouras/ Irmandade de Nossa Senhora da Conceição de Vassouras, sendo acompanhado pelos professores Hamilton e Angelo, da Universidade de Vassouras. No Centro de Memória foi recepcionado também pelo Padre José Antonio da Silva.

As visitas proporcionaram possibilidades de parcerias entre a Universidade de Vassouras, a Revista Raça e também com o Centro de Memória da Paróquia de Vassouras.