Programa de Mestrado Profissional de Ciências Ambientais (PMPCA) é contemplado com auxílio

• 27-07-2020

No dia 01 de Junho, o Dr. Sandro Ribeiro, Professor do Programa de Mestrado Profissional em Ciências Ambientais e do Curso de Graduação em Engenharia Química da Universidade de Vassouras foi contemplado com auxílio financeiro para pesquisa científica no Edital AGEVAP Nº 016/2019 – que tem como objetivo promover o monitoramento dos recursos hídricos nas bacias hidrográficas dos rios Guandu, da Guarda e Guandu Mirim. O projeto contemplado é intitulado “MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA E SIMULAÇÃO MATEMÁTICA DA DISPERSÃO DE POLUENTES EMERGENTES NA BACIA DO RIO PIRAÍ” e tem por missão monitorar poluentes emergentes (fármacos, hormônios, entre outros) que são definidos como compostos químicos que apresentam potencial de causar efeitos adversos ao meio ambiente, aos seres humanos e animais. Para o desenvolvimento do projeto será realizado um mapeamento aéreo da região com drones e o uso da modelagem e simulação matemática, para a posteriori, identificar e quantificar a concentração desses contaminantes na região por técnicas espectrométricas e cromatográficas. A equipe é formada por cinco professores da Universidade de Vassouras: Dr. Sandro Pereira Ribeiro - coordenador do projeto; Dra. Cristiane Siqueira; Dra. Margareth Queiroz; Dr. Carlos Vitor de Alencar Carvalho; MSc. Miguel Rascado Fraguas Neto. Além de contar também com a Professora Dra. Marisa Fernandes Mendes - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Professor Dr. Marcone Augusto Leal de Oliveira - Universidade Federal de Juiz de Fora; Engenheira Química Elisa Barbosa Marra - Diretora da Divisão de Laboratório da Prefeitura Municipal de Barra do Piraí e da estudante Érica Granja de Oliveira, do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais da Universidade de Vassouras.

O resultado do Edital AGEVAP Nº 016/2019 pode ser visualizado em: http://www.agevap.org.br/edital-016-2019.php