Universidade de Vassouras realiza Congresso “Vassouras, o Café e o Vale que transformou o país – A importância e o legado vassourense para a História e a cultura brasileira”

• 24-09-2021

Na semana entre os dias 13 e 17 de setembro, realizou-se na Universidade de Vassouras, por meio de uma plataforma de teleconferência, o Congresso “Vassouras, o Café e o Vale que transformou o país – A importância e o legado vassourense para a História e a cultura brasileira”.

O evento foi organizado pelo Prof. Dr. Luis Filipe Bantim de Assumpção, Coordenador Local de Doutorado PCI em História e Professor Adjunto da Universidade de Vassouras, com o apoio da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação e da Pró-reitoria de Integração, Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Relações Externas. A abertura do evento contou com a participação do reitor da Universidade de Vassouras, Prof. Dr. Marco Antonio Soares de Souza, a Secretária de Educação do município de Vassouras, Profa. Ma. Magda Elaine Sayão Capute, o Presidente do Instituto Vassouras Cultural, Ronaldo Cezar Coelho, e o Presidente da Fundação Educacional Severino Sombra, Marco Antonio Vaz Capute.

O evento foi gratuito e se deu em nível nacional, contando com a participação de importantes profissionais e pesquisadores da História, da Preservação e da Educação Patrimonial do Vale do Paraíba Fluminense.

Durante os cinco dias de evento, o que ficou evidente é a importância de se ter e conservar um espaço de diálogo acadêmico acerca da importância de Vassouras e do Vale do Paraíba Fluminense para a História e a Cultura brasileiras. As palestras foram seguidas de debates, os quais mesclavam conhecimento científico e curiosidade pessoal dos envolvidos.

Alguns dos envolvidos ressaltou que há muito tempo não acontecia um evento com estas proporções em Vassouras, com exceção daqueles realizados pelo curso de Medicina. Outro participante esclareceu que o último evento empenhado em discutir a História de Vassouras e o seu potencial patrimonial se deu em 1999, em um encontro da ANPUH regional.

No evento foi anunciado o acordo de cooperação técnica entre a Universidade de Vassouras e o Instituto Vassouras Cultural, cujo principal objetivo será fomentar atividades acadêmicas e sociais empenhadas com a preservação da cultura material e imaterial de Vassouras, bem como de conscientização da memória e da identidade locais visando formar laços estreitos entre a população a arquitetura, os arquivos e a História da cidade.

Considerando o resultado positivo, esperamos que este tenha evento seja de periodicidade anual, de modo que contribua com a legitimação da importância da Universidade de Vassouras no circuito de produção e difusão do conhecimento acadêmico atrelado à História brasileira e a sua importância Patrimonial para o desenvolvimento de nossa sociedade.