Notícia

Univassouras é Instituição Amiga do Empreendedor – IAE

23/03/2023
Universidade de Vassouras

O Programa Instituição Amiga do Empreendedor (IAE) é uma iniciativa coordenada pelo governo federal e fomenta a profissionalização dos empreendedores e estudantes com o objetivo de ampliar as habilidades, os conhecimentos e as atitudes. Com a adesão ao programa, a Univassouras recebe o selo de Instituição Amiga do Empreendedor e consolida que os empreendedores de Vassouras e região podem contar com a Universidade para apoio em capacitação ou consultoria, contando com um espaço de excelência em empreendedorismo, que atua com diversas ações junto aos alunos e empresários, fomentando um espírito empreendedor.  O selo vem registrar e oficializar que a Univassouras é uma Instituição Amiga do Empreendedor, que estamos aqui para o bem e para ajudar os negócios de todo o estado do Rio de Janeiro.

Sobre o programa Instituição Amiga do Empreendedor:

O programa Instituição Amiga do Empreendedor é formado por representantes do Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu); e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), também pela Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa (SEMPRE); com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), do Conselho Federal de Administração (CFA), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Associação dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD e da Fundação Getúlio Vargas – FGV. O Programa IAE Busca alcançar alguns resultados como: aumentar o índice de sucesso e sobrevivência dos pequenos negócios e geração de riqueza; aprimorar o perfil empreendedor e o ato de empreender; reduzir e mitigar os riscos para o empreendedor; promover os atributos pessoais e competências interdisciplinares que formam a base de um comportamento e mentalidade empresarial; e contribuir para a geração de conhecimento na educação empreendedora e na instigação de atitudes para o empreendedorismo.

De 179 instituições no país que participam do Programa IAE, 09 são do estado do Rio de Janeiro, entre elas a Univassouras, que executa muitas atividades que apoiam o empreendedorismo e alunos empreendedores, como a mentoria em sala de aula (busca a cultura do empreendedorismo e a realização de atividades de ensino para a geração de ideias), o Startup Day com apoio de parceiros como o Sebrae, entre outras que incentivam a criação e o desenvolvimento de empreendimentos.

A participação da Universidade, enquanto Instituição Amiga do Empreendedor junto ao MEC, se dá em função de acreditarmos no potencial de transformação de ideias em negócios. Para a Universidade, é muito importante termos a chancela do Ministério da Educação, para que possamos trabalhar isso, cada vez mais, com nossos alunos e com a comunidade de empreendedores e empresários de Vassouras, da região e do Estado”, declarou a profa. Margareth Fernandes, coordenadora do curso de Administração da Univassouras.

Compartilhe

plugins premium WordPress