Univassouras presente na abertura municipal da Semana do Meio Ambiente

02/06/2023
Vassouras-RJ

A Semana do Meio Ambiente organizada pela Prefeitura Municipal de Vassouras teve sua abertura oficial no dia 1 de junho de 2023, na Sala Carlos Vereza. Com a temática “Ações locais, impactos globais”, a programação terá atividades até o dia 7 de junho com a participação especial da Univassouras, parceira do evento.

Entre as atividades realizadas, estão palestras, mesa redonda e oficinas com a participação dos cursos de Engenharias, Nutrição, Medicina Veterinária e Graduação Digital+ da Univassouras.

A composição da mesa na solenidade de abertura contou com prof. Hamilton Moss (representando o reitor da Univassouras), Cintia Stefani (representando Magda Sayão -Secretária de Educação), Danilo Pereira (Secretário do Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Rural) e Denise Thomé da Silva (Sócia Fundadora da Associação Civil Vale Verdejante).

Abaixo o trecho do Plano de Educação Ambiental Municipal:

“O Programa de Educação Ambiental do Município de Vassouras – (PROMEAV), com sua versão preliminar elaborada pela Universidade de Vassouras, foi instituído pela Lei Municipal Nº 3.200, de 06 de abril de 2020, com o objetivo de implantar e executar ações e metas voltadas para a educação ambiental no município de Vassouras, em conformidade com o Plano Nacional de Educação Ambiental, dado pela Lei No. 9.795/199, estabelecendo diretrizes para estimular a preservação ambiental, de acordo com os princípios da sustentabilidade.

A partir de um termo de referência, a Universidade de Vassouras submeteu um elenco de ações para serem desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, apoiados pela Secretaria Municipal de Educação.  Tais ações estão direcionadas ao fortalecimento da Educação Ambiental no município de Vassouras, tendo como premissa a integração dos ramos de ensino, empresarial e social, no processo de conscientização quanto à preservação do meio ambiente.

Neste sentido, a Universidade de Vassouras manteve seu compromisso em fortalecer a sua responsabilidade social na promoção e apoio de ações socioambientais que culminaram em relações interinstitucionais, bem como no (re)encontro com órgãos e instituições que contém aderência aos objetos do PROMEAV com base nas políticas públicas que regem o tema”.