Graduação

Medicina

Coordenador Geral:

  • Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Junior
  • 22 anos de experiência no magistério superior
  • 11 anos de exercício na gestão acadêmica

Coordenadores Adjuntos:

  • Prof. Eucir Rabello
  • 27 anos de experiência de magistério superior
  • 11 anos no exercício da gestão acadêmica
  • Profª. Paula Pitta de Resende Cortes
  • 20 anos de experiência de magistério superior
  • 9 anos no exercício da gestão acadêmica
  • Prof. Nilson Chaves Junior
  • 32 anos de experiência de magistério superior
  • 3 anos no exercício da gestão acadêmica

Em atualização.

O Estágio Curricular Supervisionado – Internato, componente curricular obrigatório, é regido por legislação própria do MEC: Resolução n.º 3, de 20/06/2014, que institui as novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para o Curso de Medicina e que em seu Capítulo III, Artigo 24, estabelece as normas desta etapa de formação em serviço.

O Internato do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras, continuamente aperfeiçoado, é regido pelo Regulamento do Internato, aprovado pelas Instâncias Colegiadas. Constitui-se no momento da formação profissional onde os saberes, habilidades e atitudes adquiridos durante os outros períodos do Curso são aperfeiçoados em 4 semestres (2 anos) de prática supervisionada que culminam com a graduação de egressos com o perfil preconizado pelas DCN 2014. O Curso viabiliza a realização do internato em todos os níveis de complexidade da Rede de Atenção à Saúde (RAS), oportunizando ao estudante desenvolver habilidades e competências necessárias para a “práxis médica”.

O internato corresponde ao treinamento em serviço sob supervisão de preceptores e de docentes do Curso de Medicina, com relação orientador/aluno adequado às atividades a serem desenvolvidas. É realizado no Hospital Universitário de Vassouras (HUV), no Hospital Municipal Luiz Gonzaga (HMLG), ambos sob a gestão da Mantenedora da Universidade, e em outras Unidades e Hospitais Conveniados. Inclui aspectos essenciais das seguintes áreas: Atenção Básica (com foco em Medicina da Família e Comunidade), Urgência e Emergência, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Saúde Coletiva e Saúde Mental.

 

Regulamentos

 

Anexos do TCC

 

TCC – Repositório Digital

 

Quem Somos

O Diretório Científico do Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (DC-CAFF) é um órgão estudantil vinculado à coordenação de pró-reitorias de Ciências Médicas. É representado por um estudante devidamente matriculado no curso de medicina da Universidade de Vassouras designado à função de diretor científico do centro acadêmico do curso em questão. Mantém reuniões periódicas, tem regimento próprio e é um espaço de socialização de experiências entre as ligas, além de propiciar o planejamento de ações conjuntas e integradas, e de negociação de conflitos de interesse entre as ligas, ou seja, o DC-CAFF é o órgão ao qual todas as ligas desta unidade estão subordinadas e que regulamenta as atividades das mesmas, legitimando-as.

Ligas Acadêmicas

As Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina da Universidade de Vassouras estão vinculadas ao Departamento Científico do Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (DC-CAFF). São associações acadêmicas sem fins lucrativas, cujas ações objetivam contribuir para complementar a formação do estudante.

Quem Somos / Quem nos Orienta

Liga Acadêmica Professor Coordenador
Liga Acadêmica de Anestesiologia Ana Cláudia Zon Filippi
Liga Acadêmica de Anatomia Humana Professor Fróes da Fonseca Emílio Cerqueira
Liga de Cirurgia Plástica e Estética Lucineide Martins de O. Maia
Liga de Cirurgia geral e Trauma Jodson Fernandes Rego
Liga de Clínica Médica Humberto Portella
Liga de Cardiologia Ivana Picone Borges de Aragão
Liga de Cirurgia cardíaca e Hemodinâmica Luiz Khon
Liga de Diagnóstico por Imagem Camila Santos Guimarães
Liga de Dermatologia Bezerra e Mendonça Cristiane Rocha
Liga de Endocrinologia e Metabologia Vivian Corole Moema Ellinger
Liga de Ginecologia e Obstetrícia Osvaldo L. Aranda
Liga de Humanização e Espiritualidade Marcos Mendonça
Liga de Gestão de Carreira e Empreendedorismo Fátima Lúcia Cartaxo Machado
Liga de Geriatria Girley Cordeiro de Souza
Liga de Gastroenterologia e Hepatologia Adriana Rodrigues Ferraz
Liga de Infectologia Walter Tavares Vinicius Martins de Menezes
Liga de Medicina Intensiva Gerson Luiz de Macedo
Liga de Medicina da família e comunidade Ramon Lima
Liga de Medicina do Esporte e Nutrologia Bruno Cezario Costa Reis
Liga de Neurologia e Neurocirurgia Ana Beatriz Calmom
Liga de Otorrinolaringologia Prof. Capistrano pereira Filho Riquelme Romero Leal Portela
Liga de Oftalmologia Professora Wilma Morcef de Paula Luciano de Almeida Botelho
Liga de Oncologia Professor Fernando Wernek Ana Cristina Hernani
Liga de Ortopedia e Traumatologia e Reabilitação Ortopédica Luis Fernando Guimarães Porto
Liga de Pediatria Thais Salim
Liga de Pneumologia e Tisiologia Eucir Rabello
Liga de Psiquiatria e Saúde Mental Carmine Martuscello Neto
Liga de Urologia Kennedy Soares Carneiro
Liga de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental Márcio Alexandre Terra Passos
Liga de Transplante de Órgãos e Tecidos Cristina Maria Monteiro Dantas
Daniel Meireles
Coordenador Científico do CAFF

O curso de Medicina da Universidade de Vassouras oferece a seus acadêmicos a vivência comunitária desde os períodos iniciais da formação, por meio de atividades do Projeto Comunidade (antigo Projeto Ipiranga).

Semanalmente, nas localidades de Vassouras (Ipiranga, Itakamosi, Bacia de Pedra, Massambará) e também no município de Miguel Pereira), os estudantes do 1º. ao 3º. período realizam ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, observam a diversidade dos determinantes sociais, identificam as demandas dos moradores e realizam um cuidado em saúde centrado no indivíduo.

Uma vez que o foco principal do projeto esteja na aprendizagem na comunidade, novas iniciativas têm sido incorporadas para melhorar a qualidade da formação acadêmica, a exemplo da inclusão das ligas acadêmicas no projeto, o que proporcionou ao aluno correlacionar conteúdos da atenção primária aos conhecimentos especializados que os integrantes das ligas compartilham.

Abaixo as imagens dos alunos no Projeto Comunidade:

 

 

Galeria

No Curso de Medicina da Universidade de Vassouras há uma preocupação com as situações que se apresentem ao estudante como angustiantes e/ou estressantes durante a sua formação.

Assim, a Instituição disponibiliza apoio psicopedagógico para o enfrentamento das diversas dificuldades com as quais o estudante possa se deparar ao longo da graduação, com destaque para aquele oferecido pelo:

– Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAPp

O NAPp é o primeiro local de acolhimento ao estudante com dificuldades no seu dia-a-dia. Conta com psicólogos para realização de atendimentos individualizados capazes de identificar as dificuldades encontradas pelo estudante – seja no processo de aprendizagem ou no convívio social – e auxiliá-lo na superação.

  • Setor: Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAPp)
  • Endereço: Conjunto Universitário (Campus)
  • Telefone: (24) 2471-8326
  • Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 12 horas e de 13:00 às 22 horas.

– Serviço Escola de Psicologia – SEP

Com a finalidade de atender à demanda psicossocial, o SEP disponibiliza apoio psicológico de modo a atuar sobre os fatores que interferem no desenvolvimento afetivo-emocional que ocasionem dificuldades no processo de aprendizagem ou no relacionamento interpessoal dos estudantes.

Disponibiliza ajuda psicológica na busca de solução para problemas de ordem familiar, de relacionamento afetivo-sexual, de escolha profissional, de ordem pessoal (conflitos neuróticos e depressão) e para problemas relacionados à ética e valores.

O baixo rendimento escolar pode indicar que o estudante traz consigo, além das dificuldades de aprendizagem, outras oriundas de necessidades e problemas pessoais que, quando não solucionadas, podem se agravar. O comprometimento do seu desempenho escolar pode resultar da inadequação de suas respostas aos estímulos do ambiente e do processo educativo. Além disso, pode ocorrer a dificuldade de compreensão de tais problemas pelos professores.

O acesso ao SEP se faz por demanda livre do estudante ou por seu encaminhamento pelo NUPEM, NAPp ou pela Coordenação do Curso.

  • Setor: Serviço Escola de Psicologia (SEP)
  • Endereço: Rua Maia da Silveira Gomes, nº. 169. Bairro Madruga
  • Telefone: (24) 2471-8218
  • Horário: 2ª. a 6ª. feira, de 8:00 às 19 horas

– Núcleo de Apoio à Pesquisa Médica (NAPEM)

O Núcleo de Apoio à Pesquisa Médica (NAPEM), objetiva incentivar e apoiar a pesquisa e a publicação científica dos professores e estudantes. Reúne especialistas da Universidade em torno de projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, ações das ligas acadêmicas e atividades correlatas do Curso de Medicina.

Integrado por docentes do Curso de Medicina em associação com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação, o NAPEM atua por meio de:

  • Auxílio à pesquisa: formatação de projetos, elaboração de questionários e instrumentos de coleta de dados, preenchimento da Plataforma Brasil, interface com o Comitê de Ética, avaliação da viabilidade e relevância do estudo proposto;
  • Apoio à Participação em Congressos ou similares: formatação de resumos e de pôsteres;
  • Tradução para o inglês: formatação de abstract e publicações internacionais;
  • Revisão da língua portuguesa;
  • Análise Estatística: avaliação da amostragem, tipo de estudo e tratamento de dados;
  • Orientação para Publicação Científica.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) é um órgão consultivo e um dos responsáveis pela concepção do Projeto Pedagógico do Curso de Medicina (PPC) e tem entre seus objetivos, a implantação, consolidação e o acompanhamento desse PPC. A sua constituição segue as orientações do Ministério de Educação (MEC/INEP). Os docentes que compõem o NDE possuem titulação acadêmica obtida em programas de Pós-graduação Stricto Sensu.

O NDE atua de forma constante em todas as ações e planejamentos pedagógicos do curso, utilizando temáticas específicas para o envolvimento de todo o corpo docente em suas ações. Assim, esse Núcleo Docente Estruturante atua no gerenciamento do PPC, acompanhando o seu desenvolvimento, desde a implantação de ações de integração curricular até a elaboração das avaliações integradas.

COMPOSIÇÃO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE

  • Prof. Dr. Carlos Alberto Bhering (Coordenador do NDE);
  • Prof. Me. Emílio Conceição Siqueira;
  • Prof. Me. Eucir Rabello;
  • Prof. Helcio Serpa de Figueiredo Junior;
  • Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Júnior;
  • Prof. Dr. Kleiton Santos Neves;
  • Prof. Me. Marlon Mohamud Vilagra;
  • Prof. Me. Nilson Chaves Junior;
  • Profa. Dra. Maria Cristina Almeida de Souza;
  • Profa. Me. Paula Pitta de Resende Côrtes;
  • Profa. Me. Sandra Maria Barroso Werneck Vilagra;
  • Prof. Marcos Alex Mendes da Silva.

 

Portaria Reitoria N 065 de 19 de maio de 2022 (PDF)

Coordenação Local de Estágios e Vivências – CLEV

EA Coordenação Local de Estágios e Vivências (CLEV) é uma organização estudantil dos estudantes do Curso de Medicina, vinculada ao Centro Acadêmico Fróes da Fonseca (CAFF). Tem por objetivos desenvolver e estimular intercâmbios nacionais e internacionais em estágios de prática e pesquisa médica, nas modalidades outgoing e incoming.

A CLEV auxilia os estudantes a participar dos programas de intercâmbio oferecidos pela International Federation of Medical Students`Association (IFMSA) através dos editais da Direção Executiva Nacional de Estudantes de Medicina (DENEM), além de atuar no processo de recepção e acompanhamento de intercambistas para estágio no HUV e no oferecimento de rede de ajuda para durante a realização do intercâmbio.

Neste período, o HUV já recebeu intercambistas da Bélgica, Egito, Dinamarca e Tunísia e os alunos do Curso de Medicina já participaram de atividades no México, Egito, Colômbia e Grécia, entre outros países, além de intercâmbios nacionais para estágios extracurriculares em outros estados.

 

Portaria DIREG/MEC nº 175 de 20/03/14, D.O.U. 21/03/2014.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior

Curso Cidade Conceito Preliminar do Curso (CPC)
Medicina Vassouras 4 (2018)

Conheça as Formas de Ingresso.

Prezado Egresso do Curso de Medicina,

Com o intuito de conhecer a situação profissional dos médicos formados na Universidade de Vassouras, seu nível de satisfação em relação ao curso e também a inserção do mercado de trabalho, o convidamos, ex-aluno de medicina, a responder o questionário disponível no link abaixo.
Questionário – Perfil do Egresso Medicina

Dúvidas no preenchimento poderão ser esclarecidas com a colaboradora Alessandra na Coordenação do Curso, por meio do telefone (24) 2471-8364. Após finalizar o preenchimento, clicar na opção “enviar”. Contamos com sua colaboração. Saudações,

Prof. Dr. João Carlos de Souza Côrtes Júnior
Superintendente Adjunto de Ciências Médicas e Coordenador Geral do Curso de Medicina

Mensalidades: 

R$ 10.000,00*

* Valores para ingressante em 2024.1

Compartilhe
plugins premium WordPress