Comissão Própria de Avaliação (CPA)

Apresentação

O que é?

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, é o órgão responsável pelo processo de avaliação interna (autoavaliação). Foi instituída a partir da Lei 10.861 de 14 de abril de 2004, que criou o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), utilizado pelo MEC para assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior e do desempenho acadêmico dos seus estudantes.

 

Qual o Objetivo?

O objetivo da CPA é identificar as condições do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão, suas potencialidades e fragilidades. Com base nessas informações, apresentar os resultados para que a instituição execute ações para corrigir tais fragilidades e manter as potencialidades identificadas, para a melhoria contínua da qualidade da educação superior. A CPA funciona como uma ponte entre a comunidade acadêmica e os gestores, encaminhando as demandas da Avaliação para os responsáveis por cada área e auxiliando para que as solicitações de melhorias sejam atendidas.

 

Para que serve a CPA?

Setor instituído pelo MEC, serve para coordenar, organizar, implantar e promover o processo de avaliação interna da instituição, o qual deve ser visto como uma atividade contínua, pautada na busca e consolidação de uma cultura avaliativa, e usado como instrumento estratégico da gestão institucional. Além disso, é responsável por disponibilizar informações e dados desta avaliação para o conhecimento de toda comunidade acadêmica e para o MEC.

 

Quem faz parte?

Segundo orientações do SINAES, a CPA deve ser constituída de representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica (professores, alunos e funcionários) e da sociedade civil organizada.

 

Avaliação: Por que é importante participar?

Pois é a oportunidade que toda a comunidade acadêmica tem para expressar a sua opinião sobre os serviços educacionais prestados, visando a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento institucional e da sociedade quando suas demandas são encaminhadas aos responsáveis. Também auxilia o aluno com horas de atividades complementares e ao professor com pontuação no conceito de Progressão e Desempenho Docente.

  • Avaliação dos Cursos – 1º Semestre – Participantes: professores e alunos
  • Avaliação Institucional – 2º Semestre – Participantes: professores, alunos e funcionários
plugins premium WordPress