Diferenciais da Universidade de Vassouras

• Biblioteca com sistema integrado e digital, onde o aluno pode consultar e reservar seu livro de interesse pelo site.
  • Clínica Veterinária para aulas práticas dos alunos e com atendimentos à comunidade.
  • Hospital próprio com atendimento de média e alta complexidade, referência regional. Campo de prática para os alunos de saúde desde o 1º período.
  • LAPA: Laboratório de Práticas em Administração que presta consultoria interdisciplinar e que busca soluções inovadoras em gestão e estratégia para grandes desafios. Trabalho desenvolvido para prática dos alunos e prestação de serviços à comunidade.
  • Campo Experimental: local com uma estrutura completa que dá suporte às aulas teóricas e práticas de diversas disciplinas do curso de graduação, pós-graduação e do Mestrado em Medicina Veterinária.
  • Centro de Desenvolvimento de Genética Bovina: fazenda destinada a aplicação e desenvolvimento de biotecnologias utilizadas no melhoramento de bovinos, tanto de corte quanto de leite.
  • Instituto de Anatomia: atende ao ensino da Anatomia Humana de todos os cursos da área de Saúde, recebendo semanalmente, cerca de oitocentos alunos.
  • Laboratórios: a Universidade de Vassouras possui mais de 50 laboratórios e diversas unidades de práticas acadêmicas em diferentes áreas do conhecimento. Nossos alunos têm ao seu dispor moderna infraestrutura para aliar teoria e prática durante sua vida acadêmica.
  • Clínica Odontológica: possui instalações modernas e climatizadas e oferece atendimento à comunidade de urgência e emergência, campo onde os alunos atuam desde o 1º período.
  • Central de Carreiras, Oportunidades e Estágios: atua diretamente como um norteador na gestão das carreiras dos alunos e em sua colocação no mercado de trabalho.
  • Serviço-Escola de Psicologia: presta atendimento gratuito à comunidade nas diversas modalidades no campo da Psicologia. Tem um duplo propósito: por um lado, a formação do aluno e a integração da Universidade de Vassouras com a comunidade e, por outro, o cumprimento de sua missão social, ao prover meios para a melhoria da qualidade de vida da população, mantendo convênios com várias instituições.
  • Núcleo de Apoio Psicopedagógico: espaço de vivência psicossocial, com uma equipe formada por: psicopedagogas e psicólogos. São realizados atendimentos Psicopedagógicos e/ou Psicológicos aos discentes e docentes em horários previamente agendados, de acordo com a demanda.
  • Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT): gere a política de inovação da Universidade de Vassouras para o estímulo institucional à promoção e exploração do conhecimento científico, tecnológico e cultural.
  • Cervejaria Escola: Planta Piloto de Produção de Cerveja com capacidade de 400 litros por mês que é utilizada, principalmente, na disciplina de Microbiologia e Fermentação Industrial no curso de Engenharia Química e em cursos de Pós-graduação, assim como para estágio e pesquisas desenvolvidas no curso.
  • Espaço de Coworking: ambiente aberto para alunos e colaboradores que buscam um espaço para desenvolverem os seus projetos e produtos.
  • Unidade de Desportos: Ginásio com uma quadra poliesportiva com capacidade para duas mil pessoas, vestiário e mais três quadras descobertas.
  • Relações Internacionais: é responsável por estabelecer o diálogo com instituições estrangeiras, de natureza acadêmica – como universidades e institutos de pesquisa – e órgãos governamentais – como embaixadas, consulados e agências internacionais, além de empresas.
  • Centro de Convenções General Sombra: um dos mais modernos centros de convenções da América Latina, com 6600m²; salão com anexo total 3.000 m², estacionamento com 296 vagas; salão com espaço para 150 mesas com 10 lugares e lounge para 50 pessoas; capacidade para receber até 4 mil pessoas em shows e congressos; 5 Camarotes com capacidade de 35 pessoas cada.