Censo da Educação Superior

O Inep realiza anualmente o Censo da Educação Superior, com o objetivo de oferecer à sociedade e principalmente à comunidade acadêmica informações mais detalhadas. No Censo são coletadas informações sobre as IES, seus cursos, sejam eles presenciais ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, bem como informações sobre os docentes nas várias formas de organização acadêmica e administrativa.

Durante a coleta dos dados a partir do preenchimento dos questionários, os pesquisadores institucionais podem fazer alterações ou inclusões necessárias nos dados. Após esta etapa, o Inep verifica a consistência das informações colhidas. Então o sistema do Censo é reaberto e é feita a conferência e validação dos dados pela IES.

Passado o período de validação ou correção das informações colhidas, o Inep realiza os procedimentos de análise na base de dados. Feita esta conferência, em cooperação com os pesquisadores institucionais, o Censo é finalizado e os dados são divulgados.

Relatório do Censo da Educação Superior 2017 (PDF)

plugins premium WordPress