NEABI

Núcleo de Estudos das Relações Étnicas Afro-Brasileiras e Indígenas - NEABI

Exposição Virtual "Os Primeiros Brasileiros"

Link de acesso à exposição: https://osprimeirosbrasileiros.mn.ufrj.br/pt/

Apresentação

O Núcleo de Estudos das Relações Étnicas Afro-Brasileiras e Indígenas (NEABI) da Universidade de Vassouras tem por finalidade promover a produção e a disseminação do conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão nas áreas dos estudos da História Africana, da Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Desta forma, o NEABI atua no apoio à implantação da transversalidade dos temas acerca das relações étnico-raciais junto aos cursos ofertados pela Universidade de Vassouras visando promover e incentivar as pesquisas e as ações extensionistas desenvolvidas por grupos que desenvolvem ações culturais.

Base Leal

As atividades do NEABI são subsidiadas pela Lei N° 9.394/96, com a redação dada pelas Leis N° 10.639/2003 ( que estabelece o ensino da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos sistemas de ensino) e N° 11.645/2008 (que dá a mesma orientação quanto à temática indígena), da Resolução CNE/CP N° 1/2004, fundamentada no Parecer CNE/CP N° 3/2004 (instrumentos legais que orientam ampla e claramente as instituições educacionais quanto a suas atribuições.)

Objetivos

O NEABI tem por objetivo promover a inserção da temática de modo a difundir os conhecimentos, estratégias e experiências por meio da transversalidade junto aos cursos de graduação. Neste sentido, são elaboradas ações que contemplam: reuniões científicas, seminários, conferências, painéis, simpósios, encontros, palestras, oficinas, atividades artístico-culturais, cursos de extensão, além de exposições direcionadas à área de atuação e formação da IES.

Coordenação

Profa. Me. Marcia Sena Barbosa Monsores Ribeiro

Contato

  • Pró-Reitoria de Extensão Universitária e Desportos
  • Av. Expedicionário Oswaldo de Almeida Ramos, 280 – Bloco 2 – Centro – Vassouras – RJ
  • E-mail: [email protected]
  • Telelefone: (24) 2471-8358

 

Links Úteis

Coletânea de links para downloads de livros em PDF sobre Relações Étnico-raciais no Brasil e no mundo. Compilados pela página Afroindígena – Material Educacional no Facebook:

plugins premium WordPress