Univassouras realiza ação no Dia Mundial da Limpeza

19/09/2022
Vassouras - RJ

No Dia Mundial da Limpeza, 17 de setembro, a Univassouras realizou a Ação de Educação Ambiental no Rio das Mortes, em Vassouras/RJ. A atividade ocorreu durante toda a manhã, no Espaço Wilson Guedes, Centro de Vassouras, voltados para a conscientização da comunidade em geral e contou com a participação de professores e alunos da instituição.

A Univassouras, através da Pró-Reitoria de Extensão Universitária e parceria da Prefeitura de Vassouras, esse ano teve sua primeira participação e teve 270 kg de resíduos coletados pelos voluntários (alunos, professores da Universidade e comunidade em geral) em um trecho do Rio das Mortes, em Vassouras. Os materiais foram descartados de maneira correta com o apoio da Secretaria do Ambiente e Agricultura, que disponibilizou o caminhão de coleta seletiva durante todo o tempo da ação e em seguida encaminhou estes resíduos para o aterro sanitário do Município.

“Um dia para além da limpeza, promovido para a conscientização da população quanto a importância de manter limpo os corpos hídricos”, afirmou a profa. Cristiane de Souza Siqueira Pereira, coordenadora da ação pela Univassouras.

Realizado desde 2018, O Dia Mundial da Limpeza tem a participação de 191 países, com mais de 60 milhões de voluntários. Segundo dados, já foram coletados mais de 303 mil toneladas de resíduos de parques, praças, praias, rio, entre outros. No Brasil, já são mais de 1,2 mil cidades imbuídas nesse trabalho