X ECOB integrou o Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas para debater sobre os recursos hídricos

07/12/2022
Centro de Convenções General Sombra - Vassouras

O Encontro de Comitês de Bacias Hidrográficas do Rio de Janeiro – X ECOB foi realizado em Vassouras de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2022, no Centro de Convenções General Sombra, sob o tema “RIOS EM NOSSAS VIDAS: O DESAFIO DE REGULAR – A mobilização, comunicação e educação para regulação das águas”. O evento contou com a participação de integrantes dos comitês fluminenses e órgãos ligados aos recursos hídricos.

A solenidade de abertura teve transmissão online com discursos de diversas representações, entre elas do Coordenador Geral do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas, Luiz Carlos Souza Silva, ao lado do Coordenador-adjunto do Fórum, João Siqueira, e do Coordenador Geral, José de Arimathéa Oliveira. Além dos anfitriões e parceiros do encontro, Prefeitura de Vassouras e Univassouras, nas pessoas de Rosi Silva, vice-prefeita, e do prof. Dr. Marco Antonio Soares de Souza, reitor da universidade

O X ECOB foi palco de debate e discussão em torno da gestão descentralizada e participativa dos recursos hídricos e teve em sua programação, minicursos, trabalhos científicos, mesas redondas, roda de diálogos, assembleia geral do Fórum e visitas técnicas.

Entre os 51 trabalhos selecionados, destaque para o trabalho dos alunos da Univassouras, Felipe Guedes e Yago Massariol, orientado pela Profa. Cristiane Siqueira, finalista (1º lugar) para apresentação oral no último dia X ECOB/RJ, com o título “Plano de controle ambiental e sua importância para o licenciamento de extração de areia em leitos de rios”.

Marco Capute, presidente da Fundação Educacional Severino Sombra, foi homenageado pelo Fórum Fluminense de Bacias Hidrográficas, em nome do Comitê de Bacias Hidrográficas do estado do Rio de Janeiro pelo apoio ao X ECOB.